quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ativa reduz recomendação dos papéis da BM&F Bovespa de compra para neutra

Por: Equipe InfoMoney
20/10/10 - 08h50
InfoMoney


SÃO PAULO – A Ativa Investimentos reduziu a recomendação para as ações da BM&F Bovespa (BVMF3) de compra para neutra, após a decisão do Governo em aumentar o IOF (Imposto sobre operações financeiras) para investidores estrangeiros.


Segundo os analistas, a decisão refletirá de forma negativa para a bolsa em função da incerteza sobre alterações futuras. Entretanto, a corretora manteve o preço-alvo de R$ 14,94 que representa um upside (potencial teórico de valorização) de 6,3% para junho de 2011.


Os analistas observam que a alteração do imposto não trará um impacto relevante no volume negociado pela bolsa de imediato. Entretanto, como esta é a segunda medida tomada com objetivo de conter a apreciação do real, a persistência do problema pode levar à adoção de novas ações, elevando a incerteza dos investidores estrangeiros e restringindo o potencial de crescimento de volume transacionado.


AlteraçãoO IOF passou de 4% para 6% sobre investimentos externos em renda fixa e de 0,38% para 6%, para o recolhimento de margem de garantia para investimentos no mercado de derivativos. Segundo a BM&F Bovespa, a participação dos investidores estrangeiros no mercado de derivativos é de 23%.