quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JP Morgan adquire através da Highbridge participação majoritária na Gávea

Por: Tainara Machado
27/10/10 - 17h56
InfoMoney


SÃO PAULO - Após inúmeros rumores  veiculados na imprensa, um anúncio oficial deu fim à expectativa que envolvia um possível acordo entre JP Morgan e Gávea Investimentos. Nesta quarta-feira (27) foi anunciado que o banco norte-americano, por meio de sua controlada Highbrigde Capital Management, adquiriu participação majoritária na gestora brasileira, cujo presidente e diretor de investimentos é Armínio Fraga, que ocupou a principal cadeira do Banco Central durante o governo FHC. "Foi um longo namoro com uma das melhores gestoras globais de fundos de hedge macroeconômico do mundo", disse Mary Callahan Erdoes, presidente da JP Morgan Asset Management. 


O relacionamento que será mantido entre as duas companhias será semelhante ao criado pelo JP Morgan ao adquirir a Highbridge em 2004, já que o processo de investimento da Gávea permanecerá inalterado e as atividades cotidianas da empresa continuarão a ser geridas pela atual equipe de administração, encabeçada por Armínio e da qual também faz parte Luiz Fraga, fundador e diretor de investimentos em private equity da Gávea.


Armínio e Luiz Fraga também passarão a fazer parte do conselho de administração e da diretoria da Highbridge, enquanto o ex-presidente do Banco Central participará ainda do comitê de investimentos da gestora pertencente ao JP Morgan. "Acreditamos que a operação cria uma das mais atraentes parcerias do setor", comentou em nota Armínio Fraga, salientando que as estratégias de investimentos da Gávea, que tem sob gestão US$ 6 bilhões em ativos, nos mercados emergentes podem melhorar a plataforma global da Highbridge.