quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fechamento de Mercado

Fechamento no mundo


Em uma sessão bastante volátil, as principais bolsas europeias encerraram o dia em queda. Apesar do bom indicador de sentimento das empresas nos 16 países que utilizam o euro superar as expectativas dos analistas, temores em relação à dívida soberana de países como a Irlanda e a Espanha ainda assustam os investidores.

O dia foi de cautela para os mercados em Wall Street. Em uma sessão com uma agenda fraca, os investidores se viram preocupados com a possibilidade do Fed anunciar novas medidas de estímulo econômico nos Estados Unidos. Além disso, a expectativa com os importantes dados econômicos a serem divulgados no país amanhã trouxe instabilidade aos negócios.

Ações do setor financeiro estavam entre as quedas após o Departamento do Tesouro do país anunciar que vai começar a vender ações que havia comprado do Citigroup, na crise financeira de 2008, no mercado.


Fechamento no Brasil


Em uma sessão bastante volátil, assim como nos mercados internacionais, a Bovespa conseguiu encerrar o dia no zero a zero, aos 69228,24 pontos, graças ao forte desempenho das ações da Petrobras.

As ações da estatal petrolífera fecharam o pregão em forte alta, com as preferenciais subindo 3%, com um robusto volume de investidores estrangeiros na compra. O ajuste de posições com a nova carteira do índice MSCI, que passa a vigorar a partir de amanhã, explica em parte o movimento de hoje.

Ações do setor bancário também tiveram um bom desempenho na esteira no ajuste do novo índice MSCI.