Rio, 20 - O diretor de estratégia da Vale, Claudio Alves, prevê uma acomodação no preço do minério de ferro negociado no mercado spot chinês no terceiro trimestre e uma alta no quarto trimestre. Segundo o executivo, esse movimento segue a sazonalidade do setor. Durante uma palestra no seminário CRU's Latin American Iron & Steel Trends, o executivo traçou um cenário positivo para o setor nos próximos anos, destacando a China como motor do crescimento da demanda pelo insumo. "O ano de 2010 está sendo bom e o de 2011 será ainda melhor", afirmou.
O diretor admite que a Vale vem acompanhando com atenção os indicadores de desaceleração da economia chinesa, principal mercado consumidor de seus produtos. Entretanto, na avaliação da mineradora brasileira, a China, mesmo com essa acomodação, deve continuar consumindo minério de ferro a taxas muito elevadas, que suporte a expansão do setor.
O diretor não revelou o nível de preço que a Vale trabalha atualmente, mas, afirmou que a mineradora por seu modelo atual de precificação trimestral opera hoje com uma cotação acima da praticada no mercado spot chinês. Segundo Alves, a Vale vem se esforçando para consolidar seu modelo de reajustes trimestrais com base na variação do minério à vista. A previsão, conta, é que no futuro a volatilidade nos preços caia, o que deve diminuir a diferença entre o valor de venda do minério de ferro e do aço. (Mônica Ciarelli)
Fonte: AE Broadcast