Por: Equipe InfoMoney
16/07/10 - 19h13
InfoMoney
16/07/10 - 19h13
InfoMoney
SÃO PAULO - Acreditando que fluxos de caixa mais consistentes reduzam a alavancagem da empresa, a agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou de "B+" para "BB" o rating da JBS (JBSS3), assim como para sua subsidiária nos Estados Unidos. A perspectiva das notas é estável.
Para os analistas Marcelo Schwarz e Reginaldo Takara, o upgrade reflete um perfil de negócios mais bem consolidado, após a aquisição da Pilgrim's Pride e a fusão com a Bertin. "Essas aquisições melhoraram a posição de mercado da companhia e a diversidade de produtos de carne, porco e frango, beneficiando-a também com economia de escala, sinergias de operação e maior poder de barganha com fornecedores e clientes", dizem em relatório divulgado nesta sexta-feira (16).
Embora a S&P projete que o fluxo livre de caixa seja negativo em 2010, devido às crescentes necessidades de capital, são esperados fluxos livres de caixa levemente positivos em 2011. Já a perspectiva estável reflete "previsões de melhora nos resultados da JBS, permitindo-lhe uma desalavancagem para uma relação entre débito e Ebitda (geração operacional de caixa) de cerca de 4 vezes em 2010 e 3,5 vezes nos anos seguintes", completam os analistas.
RiscosNos Estados Unidos, onde a companhia gera a maior parte de seu lucro e capital, a expectativa é de fornecimento estável no curto prazo e crescimento gradual da demanda. Embora o frigorífico possa enfrentar problemas para integrar as operações com a Pilgrim e na expansão de sua capacidade de distribuição, os analistas acreditam que o cenário favorável da indústria, além dos históricos de suas recentes aquisições ofuscam, em parte, os riscos.
Riscos