segunda-feira, 14 de junho de 2010

MOODY'S REBAIXA RATING DA GRÉCIA EM 4 NÍVEIS PARA BA1, NÍVEL JUNK

Nova York, 14 - A agência de classificação de risco Moody's cortou em quatro níveis o rating dos bônus do governo da Grécia para Ba1, de A3. A Moody's disse que dessa forma concluiu a revisão, para possível rebaixamento, da classificação do crédito da Grécia, iniciada em 22 de abril desse ano. A Moody's também rebaixou o rating de emissor de curto prazo da Grécia para "não prime", de Prime-1. A perspectiva para os ratings é agora estável.

A Moody's diz que o rating Ba1 está mais adequado aos riscos macroeconômicos e de implementação do programa de reformas estruturais, que tem "elevada probabilidade de estabilizar as exigências de serviço da dívida em níveis administráveis". A Moody's diz também que o pacote de ajuda da zona do euro/FMI elimina qualquer risco de um default no curto prazo da dívida do país causado por falta de acesso à liquidez pelo país.

Segundo a Moody's, o pacote de ajuda e as reformas estruturais associadas colocam a Grécia em uma  trajetória de dívida mais estável. A agência estima que a Grécia adotará mudanças necessárias para estabilizar sua dívida em relação ao PIB para cerca de 150% do PIB até 2013 e reduzi-la gradualmente para 20% do PIB em 2014.

A Moody's explica que a perspectiva estável para os ratings reflete a grande probabilidade de o rating não ser alterado nos próximos 12 a 18 meses. Fatores que podem influenciar a visão da nota do país são o desempenho da economia, especialmente PIB e receitas fiscais. As informações são da Dow Jones. (Cynthia Decloedt)

Fonte: AE Broadcast