sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

À procura de uma estratégia para 2010? Citi sugere cinco opções para perfis diferentes

SÃO PAULO - Com a proximidade do fim do ano, a procura por oportunidades de investimento e estratégias que foquem nas perspectivas para o futuro aumenta. Pensando nisso, o Citigroup selecionou os melhores ativos para cada perfil de investidor, sugerindo estratégias para começar 2010 bem.

Para a instituição, há a expectativa de que no próximo ano as negociações de ativos de risco sejam retomadas, ainda que as recentes notícias vindas da Grécia possam apresentar um desafio ao aumento do apetite por esse tipo de investimento.

Dentre as estratégias traçadas para o final do ano, o banco ressaltou três de sua preferência: high-beta, Garp (Growth at a Reasonable Price) e "bottom fishing". Confira as recomendações:

High-Beta
Para o próximo ano, o banco afirmou que uma estratégia mais arriscada, composta de papéis com coeficiente beta alto (cujos ativos exibem maior volatilidade do que o Ibovespa) pode ser bastante útil.

Para tanto, o Citi sugeriu uma carteira com ações da Ecodiesel (ECOD3), da LLX (LLXL3), da Positivo (POSI3), da GOL (GOLL4), da Minerva (BEEF3) e da Rossi (RSID3).

Garp
Também será uma boa opção, segundo a instituição, estratégia baseada em ativos com perfil Garp - ações cujos preços são baixos, mas que têm boa perspectiva de crescimento.

As melhores opções que unem características de growth e value investing, na opinião do banco, são GP Investimentos (GPIV11), Cesp (CESP3, CESP5, CESP6), Tim (TCSL4), Cosan (CSAN3), Souza Cruz (CRUZ3), Tractebel (TBLE3 e Duratex (DTEX3.

Bottom fishing
Ainda com destaque positivo, está o tipo de investimento que se baseia majoritariamente em bottom fishing, que seleciona ativos que estão atrasados em relação ao índice de referência.

No Brasil, o banco cita como boas opções Redecard (RDCD3), Embraer (EMBR3) e as ações e ADRs (American Depositary Receipts) da Telemar (TNLP3, TNLP4).

Posição defensiva
Para aqueles que preferem um portfólio mais defensivo, o banco sugere algumas ações que costumam pagar bons dividendos, como Eletropaulo (ELPL5 e ELPL6), Souza Cruz, Cielo (VNET3), Cesp e Light (LIGT3).

Líderes no ano
Por último, o banco ainda delimitou uma série de ativos com boa performance do início do ano até aqui, como LLX, MRV Engenharia (MRVE3), Rossi e Duratex. Entre as large caps, o Citi destacou ações da OGX (OGXP3), da Cyrela (CYRE3), do Banco do Brasil (BBAS3) e da CSN (CSNA3), compondo estratégia conhecida como Window Dressing, em que o investidor seleciona ativos que apresentaram bons números até o momento.

Fonte: InfoMoney (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1737585&path=/investimentos/)