sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Para Standard Bank, Irlanda e Grécia podem deixar Zona do Euro em 2010

SÃO PAULO - O banco inglês Standard Bank julgou a situação econômica vivida atualmente por Grécia e Irlanda como "intolerável", e afirmou que ambas as nações deverão receber ajuda externa ou mesmo sair da Zona do Euro já em 2010.

"Países como Irlanda e Grécia podem não ser capazes de sair da atual crise" disse o analista do banco, Steve Barrow, em entrevista à rede de notícias Bloomberg. "Com o corte nos juros, a depreciação do câmbio e um apoio fiscal significativo fora do alcance desses países, resgates ou até mesmo a saída da Zona do Euro poderão ocorrer no próximo ano".

Dúvidas
O anúncio do banco vem dias depois de a Grécia ver um rebaixamento da nota de crédito do país pela agência Fitch, de "A-" para "BBB+", e a alteração da perspectiva do rating dado pela S&P para negativa.

Já a Irlanda, que também é vista com olhos duvidosos quanto ao pagamento de seus compromisso, anunciou ainda essa semana pacote de medida para cortar seus gastos, o que não parece ter surtido efeito na confiança dos investidores.

Fonte: InfoMoney (http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1738161&path=/investimentos/)