segunda-feira, 21 de março de 2011

UBS reduz preço-alvo e projeções de lucro para aéreas da América Latina

Por: Equipe InfoMoney
21/03/11 - 15h03
InfoMoney



SÃO PAULO – O UBS reduziu em 16% as estimativas de lucro  por ação e em 8% os preços-alvo das companhias aéreas da América Latina dentro do seu universo de cobertura, revelou o analista Victor Mizusaki em relatório desta segunda-feira (21). Segundo o analista, a alteração ocorreu de modo a incorporar as novas projeções para os preços do petróleo, tanto do tipo WTI quanto do Brent. A estimativa para o contrato futuro de petróleonegociado em Nova York, o WTI, passou para US$ 95 por barril, uma alta de 12% sobre as previsões anteriores.


O impacto se dá porque o combustível representa 33% das despesas operacionais das companhias da região, indica Mizusaki. “Apesar de acreditarmos que a GOL (GOLL4), TAM (TAMM4), LAN e Copa podem aumentar os yields para compensar a alta com as despesas de combustíveis igual fizeram em 2008, nós acreditamos que as companhias não conseguirão repassar totalmente os maiores custos”, alerta.


GOL e TAMO analista destacou o bom posicionamento da GOL para enfrentar a alta nos preços, uma vez que a empresa possui um plano conservador de frota e um forte balanço. Ademais, as ações da companhia são destacadas como as preferidas para o setor na América Latina, tendo em vista que o EV/Ebitdar estimado em 7,5 vezes para 2011 representa um desconto de 24% sobre a média de seus concorrentes.


Os papéis da LAN, companhia que está em processo de fusão com a TAM, tiveram a recomendação elevada para compra, após a análise dos dados de tráfego da empresa relativos à fevereiro. Já com relação ao processo de união das empresas, Mizusaki indica que, apesar do atraso no processo de análise pela corte de antitruste chilena, a fusão deverá ser aprovada, bem como o plano de tarifa de autorregulação no mercado aéreo chileno.