quinta-feira, 17 de março de 2011

Credit Suisse inicia cobertura da Sonae Sierra com recomendação outperform

Por: Equipe InfoMoney
16/03/11 - 17h34
InfoMoney



SÃO PAULO - O Credit Suisse iniciou a cobertura dos papéis da Sonae Sierra (SSBR3) com recomendação outperform (expectativa de performance acima da média do mercado) e preço-alvo para 12 meses de R$ 32,00 por ação, o que representa um upside (potencial teórico de valorização) de 39,13%.


Os analistas Marcello Milman e Alexandre Queiroz destacam a empresa como uma opção atrativa em um setor em franca expansão, o de shopping centers, com foco num mercado em que ainda há menor penetração, com empreendimentos voltados para consumidores da classe C e as cidades de menor porte.


Além disso, a Sonae Sierra tem uma das maiores carteiras de projetos em desenvolvimento, com três projetos em construção. Juntos, devem adicionar 170 mil m² à ABL (Área Bruta Locável) do grupo é outro fator, o que contribui para sustentar o otimismo mostrado pelo Credit Suisse em relação à empresa. .Temperado ainda pela robusta estrutura de capital gerada pelo IPO, os analistas não descartam novos projetos, que não foram previstos na avaliação da empresa pelo Credit Suisse. 


Baixa diversificação é risco
Entretanto, este plano arrojado de expansão está restrito a apenas três cidades - Londrina, Uberlândia e Goiânia - o que pode representar riscos, uma vez que o fracasso de qualquer uma dessas unidades poderia causar um impacto considerável sobre o resultado da empresa, principalmente pelo fato dessas cidades ainda não terem comprovado seu potencial de demanda.



Essa alta concentração também pode ser observada nos 71% de receita da empresa proveniente dos três maiores empreendimentos administrados atualmente: Shoppings Parque Dom Pedro, Manauara e Metrópole. 


A inflação, ainda que há primeira vista não seja um risco para a empresa, também representa um ponto de cautela, dado que oBanco Central pode adotar uma podustra de contenção do consumo frente à alta dos preços e o setor de shoppings centers como um todo viria a ser afetado.


Ações negociadas com desconto
Ao colocar estes fatores na balança, a dupla de analistas crê que as ações da Sonae Sierra estão negociadas com um desconto excessivo em relação a seus pares, principalmente em razão dos altos níveis de governança, profissionalização e eficiência operacional mostrado pela companhia.



Na comparação com o setor como um todo, as ações da empresa, avalia o Credit, são negociadas com desconto de 30%. Em relação à Aliansce, mais próxima da Sonae, o desconto é de 20%.


Múltiplos confirmam avaliação
Através de uma análise por múltiplos, observa-se um P/FFO (preço ponderado pelos fundos de operações) da empresa para 2011 e 2012 de 13,2x e 11,5x, respectivamente, o que a coloca novamente em situação de desconto de 30% e 22%, nessa ordem, frente aos pares do setor e 20% e 10% na comparação com a Aliansce.



"O desconto em relação à essa última parece particularmente injustificável, em razão da comparação entre o tamanho da Sonae Sierra, liquidez das ações, rentabilidade e características do portfólio", afirmam Milman e Queiroz.


Por fim, os analistas lembram que o cálculo do preço-alvo de R$ 32,00 foi obtido através de um fluxo de caixa descontado que assume um WACC (custo médio ponderado de capital) de 10,2% e um crescimento na perpetuidade de 3,0%, implicando em um múltiplo P/FFO de 15,5x para 2012.