17/03/11 - 08h29
InfoMoney
SÃO PAULO – O Citi reduziu o preço-alvo para os ADRs (American Depositary Receipt) da TAM (TAMM4), tendo em vista uma avaliação mais conservadora quanto aos preços de combustível e redução das sinergias provenientes da união com a chilena LAN. Assim, apesar de continuar com a recomendação de compra, o valor estimado passou de US$ 32,60 para US$ 28,80, um potencial teórico de valorização de 42,43%.
Volatilidade do petróleo “No curto prazo, não é preciso dizer que o movimento nos preços do petróleo permanecem como o maior determinante único do movimento das ações de companhias aéreas”, revela relatório assinado por Stephen Trent, Angela Lieh, Felipe Mercado e Susanne Linhardt.
Apesar de não conseguir estimar quando a alta volatilidade terminará, os analistas destacam que o impacto não é uniforme para as empresas do setor. Além disso, ao analisar o impacto de outras altas no petróleo – em 2005 e em 2008 -, os analistas apontam que o fim da volatilidade acima do comum fornece ótimas oportunidades de compra.
Quanto ao movimento atual, os preços deverão se estabilizar quando as tensões políticas no Oriente Médio e no norte da África se amenizarem, bem como após uma visão mais clara sobre como o impacto da recente tragédia no Japão afetou a relação entre oferta e demanda.
Poder de precificaçãoOutro fator importante a ser estudado é o poder de precificação, revelam. “Em outras palavras, nós acreditamos que companhias com baixa elasticidade da demanda podem ser aquelas que melhor gerenciam a volatilidade do preço dos combustíveis”, indicam. A TAM possui uma correlação positiva entre yield e taxa de ocupação, mas isso na análise consolidada da empresa, já que, levando em conta apenas as operações domésticas, a correlação é negativa – isso é, quanto maior a taxa de ocupação, menor o yield.
O mesmo acontece com a LAN, mas os analistas revelam que é difícil indicar qual o impacto da expansão da companhia para outrosmercados domésticos na América do Sul foi um fator determinante.
Sinergias menores para LatamOutra questão importante para a reavaliação do cenário de investimento para as ações da TAM é a questão de aprovações para a fusão com a LAN. Apesar da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o tribunal antrituste do Chile parece ter ignorado o acordo que a empresa chilena alcançou com o regulador antrituste do país, afirma o relatório.
Esse fato indica que a aprovação da fusão deverá se sujeitar a algumas condições não previstas anteriormente, o que reduziu as projeções de ganhos com sinergia para 2011 e 2012, de US$ 50 milhões para US$ 30 milhões no primeiro ano e de US$ 125 milhões para US$ 120 milhões no segundo.
Por outro lado, a aproximação com a conclusão do negócio – prevista para um prazo de cerca de seis meses – deve gerar oportunidades de negócio, uma vez que os ADRs da TAM registram um desconto médio de 21% sobre os da LAN, considerando o período desde o início do anúncio da operação, destacam os analistas.
Apesar de não conseguir estimar quando a alta volatilidade terminará, os analistas destacam que o impacto não é uniforme para as empresas do setor. Além disso, ao analisar o impacto de outras altas no petróleo – em 2005 e em 2008 -, os analistas apontam que o fim da volatilidade acima do comum fornece ótimas oportunidades de compra.
Quanto ao movimento atual, os preços deverão se estabilizar quando as tensões políticas no Oriente Médio e no norte da África se amenizarem, bem como após uma visão mais clara sobre como o impacto da recente tragédia no Japão afetou a relação entre oferta e demanda.
Poder de precificaçãoOutro fator importante a ser estudado é o poder de precificação, revelam. “Em outras palavras, nós acreditamos que companhias com baixa elasticidade da demanda podem ser aquelas que melhor gerenciam a volatilidade do preço dos combustíveis”, indicam. A TAM possui uma correlação positiva entre yield e taxa de ocupação, mas isso na análise consolidada da empresa, já que, levando em conta apenas as operações domésticas, a correlação é negativa – isso é, quanto maior a taxa de ocupação, menor o yield.
Sinergias menores para LatamOutra questão importante para a reavaliação do cenário de investimento para as ações da TAM é a questão de aprovações para a fusão com a LAN. Apesar da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o tribunal antrituste do Chile parece ter ignorado o acordo que a empresa chilena alcançou com o regulador antrituste do país, afirma o relatório.
Esse fato indica que a aprovação da fusão deverá se sujeitar a algumas condições não previstas anteriormente, o que reduziu as projeções de ganhos com sinergia para 2011 e 2012, de US$ 50 milhões para US$ 30 milhões no primeiro ano e de US$ 125 milhões para US$ 120 milhões no segundo.
Por outro lado, a aproximação com a conclusão do negócio – prevista para um prazo de cerca de seis meses – deve gerar oportunidades de negócio, uma vez que os ADRs da TAM registram um desconto médio de 21% sobre os da LAN, considerando o período desde o início do anúncio da operação, destacam os analistas.