terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

UBS eleva para compra a recomendação de ações da OdontoPrev

Por: Equipe InfoMoney
08/02/11 - 10h44
InfoMoney


SÃO PAULO - O UBS elevou sua recomendação para as ações da OdontoPrev (ODPV3) de neutra para compra, mantendo ainda o preço-alvo para 12 meses no mesmo patamar, R$ 26,30. Este valor representa um potencial teórico de valorização de 29,94% em relação ao fechamento do último pregão.


O analista Gustavo Piras Oliveiras baseou sua alteração na fraca performance das ações no período recente, bem como na manutenção da alta disponibilidade no número de dentistas no País, o que deve sustentar a lucratividade.


Excesso de dentistas
O UBS calcula que existam hoje no mercado mais de 230 mil dentistas em atividade, o que equivale a uma proporção de 121 profissionais para cada 100 mil habitantes, uma das maiores concentrações do mundo.



Este cenário cria um ambiente de alta competitividade no setor, que permite aos planos odontológicos terem um baixo loss ratio (porcentagem paga aos profissionais conveniados no que se refere ao reembolso pelo atendimento de pacientes).


Para os próximos cinco anos, o analista crê que não devem haver mudanças substanciais na oferta de dentistas no mercado e que o número de profissionais por habitantes deve subir. "Nós acreditamos que isso dá suporte aos negócios da OdontoPrev, o qual é muito lucrativo apesar do baixo valor do ticket médio", finalizou Oliveira.


Riscos e acordo com o BB
Quanto aos riscos, o analista cita uma possível desaceleração macroecônomica e lembra também do fato de ainda estarem pendentes os detalhes acerca do acordo com o Banco do Brasil (BBAS3), que segundo suas previsões deverão vir à tona no segundo semestre deste ano.