sexta-feira, 5 de março de 2010

BRASIL ECODIESEL: SUSPENSÃO NÃO AFETA LEILÕES JÁ REALIZADOS

São Paulo, 05 - A Brasil Ecodiesel divulgou, em comunicado ao mercado, que não concorda com a decisão tomada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário de suspender o Selo de Combustível Social pelo período de um ano de suas usinas produtoras de biodiesel de Iraquara, na Bahia, Itaqui no Maranhão, Crateús no Ceará e Floriano em Piauí. As duas últimas já encontram-se desativadas.

A companhia entende que os resultados dos leilões anteriores à publicação da decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA permanecem válidos e não deveriam ser alterados. Entretanto, levando-se em conta os volumes que a companhia arrematou com as unidades de Itaqui e de Iraquara, no pior cenário, considerado improvável pela companhia, as possíveis consequências seriam anulação das vendas dos últimos dois leilões, cujas entregas são no primeiro e segundo trimestres de 2010.

Se isto ocorrer, as unidades citadas poderão deixar de vender 13.000m3 (a um preço médio de R$ 2.340,65)referente ao volume vendido e contratado do lote com o Selo Combustível Social do 16º leilão da ANP e com entrega prevista para o período de 05/03/2010 a 31/03/2010. Além disso, a não assinatura dos contratos de venda de 24.000 m3 (a um preço médio de R$ 2.262,97)referente ao volume vendido no lote com o Selo Combustível Social no 17º Leilão da ANP e com entrega prevista para o período de 01/04/2010 a 30/06/201.

O diretor de relações com os investidores da empresa, Charles Mann Toledo, afirma que, em casos anteriores, nunca foi anulado o resultado de leilões já realizados e que a explicação ao mercado está sendo realizada a pedidos da BM&FBovespa. Segundo ele, na eventualidade do insucesso da contestação da decisão do MDA na justiça, as unidades de Iraquara e Itaqui poderiam ainda participar nos Leilões da ANP no lotes reservados às usinas sem Selo Combustível Social, que representam 20% do volume total leiloado. A título de ilustração, no último leilão o volume ofertado para as usinas sem o selo foi de 113.000 m3, mais do que a capacidade de ambas as usinas, que é de 51.840 m3.
(Eduardo Magossi)

Fonte: AE Broadcast