terça-feira, 5 de outubro de 2010

HSBC inicia cobertura das ações da MPX com recomendação neutra

Por: Equipe InfoMoney
05/10/10 - 16h00
InfoMoney


SÃO PAULO – O HSBC Investimentos iniciou a cobertura da MPX Energia (MPXE3), do grupo EBX, de Eike Batista, com uma recomendação neutra aos papéis. O preço-alvo de R$ 31,00 para 12 meses representa um retorno potencial de 8,35%, baseado no fechamento de 4 de outubro.


Em relatório, os analistas Reginaldo Pereira e Eduardo Gomide justificam a recomendação neutra porque a ação já precifica a maioria dos projetos concretos da empresa, bem como as possibilidade de início de operação de outros no médio prazo. Entretanto, a opinião em relação à estratégia da MPX é positiva.


Ambos os analistas ressalvam que as expectativas negativas em torno da viabilidade dos projetos podem pressionar os papéis, "oferecendo um ponto de entrara". Ao contrário, qualquer transação para a construção de projetos "representaria um catalisador do preço das ações".


ProjetosA corretora abre a cobertura baseando sua tese de investimento em quatro diferentes estágios de desenvolvimento dos projetos de energia da empresa. As três usinas termelétricas à base de carvão em construção (que totalizam 1.440MW); a mina de carvão em fase de implementação na Colômbia (com capacidade de 20 milhões de toneladas por ano); as cinco termoelétricas, também à base de carvão e gás natural, em desenvolvimento (total de 9.100MW); e as produções de gás natural e carvão no Brasil em estudo.


Dessa forma, a carteira da empresa é classificada como bem estruturada pelos analistas, uma vez que soma projetos em orientação vertical, competência de execução da empresa e orientação para o mercado. Além disso, a produção planejada de carvão e gás natural e a geração de energia elétrica combinam-se de maneira a permitir vantagens competitivas e retornos acima da média, conforme a avaliação do HSBC.