sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fechamento de Mercado

Fechamento no mundo

Em um claro movimento de cautela, com os investidores aguardando as notícias da próxima semana para definirem uma posição, as principais bolsas europeias encerraram a sessão perto da estabilidade, em direções divergentes. Na Alemanha, o dado divulgado sobre vendas no varejo apontando uma queda de 2,3% em setembro, frente estimativas de uma alta de 0,4%, surpreendeu o mercado.

Em NY, o dia foi marcado por uma importante e carregada agenda de indicadores econômicos. Pela manhã, foi divulgado o PIB do país, subindo 2,0% em taxa anual, em linha com as estimativas dos analistas. Um pouco mais tarde foi conhecido o índice de sentimento do consumidor, feito pela Universidade de Michigan, caindo para 67,7 em outubro, abaixo das expectativas de 68,0.

Com indicadores divergentes, crescem expectativas em relação à reunião do Fed na semana que vem.

 

Fechamento no Brasil

Na esteira da divulgação de balanços corporativos, às vésperas do 2º turno das eleições presidenciais, a Bovespa teve uma sessão positiva e encerrou o dia em alta de 0,50%, aos 70.673,30 pontos.

O bom resultado divulgado pela varejista Lojas Renner, apontando lucro líquido de R$ 56,998 milhões no 3º trimestre de 2010, alta de 86,3% frente ao mesmo período de 2009, impulsionou as ações da companhia. Outro destaque positivo ficou para as ações da Embraer, após a empresa revisar para cima suas previsões para 2010.

Em outro informação relevante aos mercados, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) comunicou ao mercado a descoberta de petróleo realizada no pré-sal, no poço de Libra, em área pertencente à União. Segundo a ANP, o poço tem capacidade de 3,7 a 15 bilhões de barris de petróleo recuperável. Porém, o anúncio causou pouco impacto sobre as ações da Petrobras, que encerraram o dia em queda.