Madrid, 18 - O Banco da Espanha publicará os resultados dos testes de estresse dos bancos do país nas próximas semanas, segundo o vice-presidente da instituição, Javier Ariztegui. Em discurso na cidade de Santander, o executivo afirmou que "em termos gerais, o setor bancário espanhol continua com boa saúde", apesar de estar em um ambiente econômico difícil.
No início da semana, o Banco da Espanha anunciou que planeja revelar os resultados dos testes de estresse em um esforço para dissipar as preocupações quanto à solvência do sistema financeiro do país. Os bancos espanhóis estão passando por um período de dificuldade para financiamento devido à preocupação dos investidores sobre a solvência e as perspectivas da economia da Espanha.
Um ponto específico de temor no mercado são os bancos de poupança, ou cajas como são conhecidos no país, que controlam metade dos empréstimos e depósitos locais. Ariztegui afirmou que 80% das cajas estão envolvidas em negociações de fusões. A consolidação levaria a uma redução de 15% a 18% da força de trabalho, nos casos das cajas que pediram ajuda ao fundo de reestruturação dos bancos da Espanha. As fusões resultarão em uma redução de 20% a 25% das redes de agências, segundo Ariztegui.
Ariztegui administra o fundo de reestruturação, conhecido como FROB. As cajas pediram cerca de 11 bilhões de euros do FROB, que serão usados para sustentar os balanços das entidades que se fundiram. De acordo com o executivo, o Banco da Espanha espera que a venda da CajaSur, uma pequena caja na qual houve intervenção em maio, seja concluída até meados de julho. Tanto bancos espanhóis quanto estrangeiros, além dos bancos de poupança, estão analisando as condições de vendas, acrescentou. As informações são da Dow Jones.
(Ligia Sanchez)
Fonte: AE Broadcast