terça-feira, 30 de março de 2010

Corretora eleva preço-alvo das ações da OGX e vê bom ponto de entrada

Por: Equipe InfoMoney
30/03/10 - 13h03
InfoMoney

SÃO PAULO – “Um bom momento para comprar”. Essa é a percepção da equipe de research da Itaú Corretora em relação aos papéis da OGX Petróleo (OGXP3). Incorporando os dados sobre a posição de caixa da empresa no quarto trimestre e ainda novas premissas macroeconômicas, a instituição elevou o preço alvo das ações da OGX para R$ 25,60 ao final deste ano, frente aos R$ 24,20 estimados anteriormente.

Em tom otimista, os analistas Diego Mendes, Paula Kovarsky e Giovana Araújo mantiveram a recomendação de outperform (desempenho acima da média do mercado), com sugestão de compra para os papéis da petrolífera OGX.

Na cena macroeconômica, perspectivas de um dólar mais apreciado do que o previsto antes favorecem a OGX, segundo análise da equipe de research do Itaú. Os analistas também ressaltam que as ações da empresa não tiveram desempenho tão satisfatório quanto o esperado nas últimas sessões, algo que reflete em parte o “risco de execução percebido” trazido pela iminente perspectiva de produção da empresa.

No entanto, a equipe de research da instituição revela que, apesar de fatores como a exigência de custos locais e ainda o número de plataformas que terão de ser contratadas no curto prazo, a perspectiva de transformação em uma empresa operacional é positiva para a OGX, que só assim reduziria as preocupações relacionadas ao fato de nunca ter produzido petróleo.

Campos de exploração
Atualmente a petrolífera possui cinco unidades de perfuração na bacia de Campos, sendo já anunciada a presença de hidrocarbonetos em outros dois poços no local (OGX-6 e OGX-8). Avaliando este cenário, os analistas da Itaú Corretora acreditam que até o final de abril deverão ser comunicadas descobertas de volumes adicionais de hidrocarbonetos nestes poços.

Outra questão levantada pela instituição foi a maior possibilidade de que os poços Pipeline, Wimea, Etna e Fuji sejam parte de uma única reserva. Cabe lembrar que a OGX se mostrou ainda mais confiante nessa probabilidade com a coleta novas informações no poço Etna.

Os analistas lembram que estes poços estão próximos e têm características similares. O que torna este fato interessante, independentemente de pertencerem a um único reservatório, é a perspectiva de aumento da quantidade de petróleo recuperável, figurando como agente propulsor da produção em potencial.