quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vale segue como a mais citada e Cemig ganha espaço em carteiras para junho

06 de junho de 2012 • 12h58Por: Lara Rizério
SÃO PAULO - Com um cenário ainda negativo para junho com o desenrolar da crise na Zona do Euro e em meio às expectativas de permanência do sentimento de aversão ao risco para compor o potfólio, os analistas seguem apostando nas ações PN da Vale (VALE5) e da Petrobras (PETR4) para compor as suas carteiras. A ação preferencial da Vale foi indicada em 14 carteiras - mantendo a primeira posição do ranking -, enquanto os papéis PN da Petrobras ocuparam a segunda posição, somando 11 votos.

A grande mudança no período se deu na terceira posição, com a Cemig (CMIG4) somando 10 recomendações no período e, com isso, ocupando a colocação da OGX (OGXP3), que sofreu uma forte baixa no número de recomendações. O braço de petróleo e gás da holding de Eike Batista, passou de 10 recomendações em maio para apenas 4 nesse mês, passando para a sexta posição do ranking.
De acordo com a equipe de análise da Ativa Corretora, a manutenção do cenário de incerteza política, além da recente queda nos preços do petróleo são vetores negativos para a companhia nos resultados da empresa no curto prazo. Vale lembrar que, em maio, a queda dos ativos OGXP3 foi de 22,15%.
VALE5 e PETR4 seguem no topo do ranking
A Vale ocupa novamente a primeira posição do ranking das mais recomendadas pelas corretoras. De acordo com os analistas Hugo Rosa e Fernando Siqueira, da Citi Corretora, as ações da companhia estão sendo negociadas a múltiplos baixos.
Além disso, há a expectativa de recuperação na produção de aço e demanda por minério na China ainda no primeiro trimestre, ajudando a impulsionar os resultados da empresa. Outros vetores positivos são o pagamento de dividendos elevados e alta do preço do minério, que deve se manter em 2012 um pouco abaixo dos preços médios de 2011.
AçãoRecomendações
Junho/2012
 
Recomendações
Maio/2012
 
Vale PNA 1415
Petrobras PN 1113
Cemig PN 108
Ambev PN73
BR Malls75
CCR ON 65
Itaú Unibanco 67
M. Dias Branco 55
Brasil Foods 56
OdontoPrev 56
        OHL Brasil52
Raia Drogasil               5              5
Valid52
Cielo 44
Copel PNB44
Natura ON44
OGX Petróleo410
EzTec44
Pão de Açúcar44
Tractebel43
A equipe de análise da Planner Corretora destaca ainda que, além da reversão nos preços e do aumento da produção, a desvalorização do real deve permitir um aumento de receitas e melhores margens para a empresa no segundo trimestre de 2012.
A Petrobras também é vista de forma positiva pela UM Investimentos, reiterando o desconto dos papéis da maior companhia de exploração e produção de petróleo do Brasil, apesar da expressiva desvalorização do ativo no mês de maio.
Já a equipe de análise da SLW Corretora reitera que mesmo mantendo as ações da companhia no portfólio, o cenário ainda incerto da politica de reajuste de preços dos combustíveis e ao agravamento do cenário econômico externo inspira cautela.
Entretanto, "para o longo prazo, ainda acreditamos que as ações da empresa são uma boa opção de investimento", afirma a equipe de análise, ressaltando que a empresa tem metas ambiciosas de crescimento e pode dobrar sua produção até 2020.
Cemig
Em meio a um cenário de maior aversão ao risco, a Cemig subiu uma posição no ranking das carteiras recomendadas, com indicação de nova carteiras.
De acordo com a Rico Corretora, os papéis CMIG4 apresentam uma boa tendência de alta, destacando a divulgação do guidance da companhia para os próximos anos, com expectativa de redução do custo médio de R$ 100 milhões entre 2013 e 2015, chegando a R$ 300 milhões no último ano. 
A equipe de análise da Geral Investimentos também avalia positivamente a Cemig, ao possuir uma boa estratégia de curto prazo e de agregação de valor ao acionista ao misturar crescimento orgânico e via aquisições.
A corretora avalia ainda que a empresa apresenta uma boa exposição em três vertentes de crescimento do setor elétrico nos próximos anos - de geração, gás natural e energia eólica, destacando também o IPO (Initial Public Oferring) da Taesa (TRNA11) como catalisadores positivos da ação.
Metodologia InfoMoneyAo todo, 25 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco, BTG Pactual, Citi Corretora, Coin, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, Rico, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, TOV, Um, XP (2 carteiras) e WinTrade.
Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em junho, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.