quarta-feira, 6 de julho de 2011

HSBC inclui BR Brokers e reduz peso de AmBev e Itaú Unibanco na carteira de julho

05 de julho de 2011 • 20h26Por: Nara Faria
SÃO PAULO – O HSBC divulgou sua carteira de top picks para o mês de julho, incluindo os papéis da Brasil Brokers (BBRK3), além de reduzir os pesos dos ativos da Ambev (AMBV4) e Itaú Unibanco (ITUB4). As açõespreferenciais da Vale (ITUB4) foram substituídas por suas ordinárias (VALE3). 
Diante do recente recuo da inflação no Brasil, que tirou as questões de política monetária temporariamente do foco, aliado à aprovação do pacote de austeridade fiscal na Grécia, que também ajudou a melhorar a percepção de risco dos mercados no curto prazo, a corretora optou por aumentar a sua exposição aos setores de consumo, varejo e bancos que, segundo o HSBC, "possuem bastante exposição ao mercado e poderão ser beneficiados por esta conjuntura de inflação".
Desempenho mês anterior
Em junho, a carteira top picks apresentou variação negativa de 0,91%, enquanto o Ibovespa teve queda de3,43%. Os destaques da carteira ficaram por conta das ações da AmBev (AMBV4) e Itaú Unibanco (ITUB4), que tiveram altas de 5,4% e 1,70%, respectivamente.
Confira a carteira recomendada pelo HSBC para julho:
Empresa  Ticker     Participação   
AmBevAMBV410%
Lojas RennerLREN310%
OdontoprevODPV310%
OGXOGXP310%
HeringHGTX310%
Brasil BrokersBBRK310%
Itaú UnibancoITUB415%
PetrobrasPETR410%
ValeVALE315%
Brasil Brokers entra para a carteiraApesar de afirmar que as preocupações com relação à rentabilidade das construtoras e incorporadoras, tendo em vista a elevada pressão de custos no setor, não estão sendo compensadas pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), o HSBC acredita que as corretoras de imóveis, como a Brasil Brokers (BBRK3), não sofrerão tal pressão e continuarão sendo beneficiadas pela forte demanda de imóveis. "Ademais acreditamos em um crescimento do mercado secundário de imóveis ao longo dos próximos trimestres, o que também é favorável à empresa", disse o HSBC, por meio de relatório.
Outras alterações
No último mês, a corretora elevou a participação da Ambev (AMBV4) e Itaú Unibanco (ITUB4) no portfólio, apostando na maior valorização das ações no curto prazo. No período, as ações das empresas  tiveram performance acima do Ibovespa. "Neste sentido, optamos por reduzir a participação de ambas na carteiraTop Picks em 5,0 pontos percentuais. Porém, nos dois casos, permanecemos acima da média em relação à pariticipação dessas empresas e setores no Ibovespa, mesmo após a redução", explica a corretora.
Por fim, o HSBC trocou as ações perferenciais da Vale (VALE5) por suas ações ordinárias (VALE3) justificando que desde o início do ano, as ações PNAs da Vale têm apresentado desempenho superior às ações ordinárias. "Acreditamos que a distorção de preços ocorrida no ano, torna atrativa a troca das ações PNAs pelas ONs da Vale no curto prazo", completa.