segunda-feira, 6 de junho de 2011

BTG divulga carteira de junho apostando em recuperação do Ibovespa

01 de junho de 2011 • 16h20Por: Natália Wagner Rodrigues
SÃO PAULO – O banco BTG Pactual divulgou sua carteira recomendada para junho, apostando em uma recuperação do Ibovespa, puxado principalmente por blue chips como Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3). Para o período, alguns ajustes foram feitos, como a adição de Brasil Insurance (BRIN3) e Cemig (CMIG4) e a exclusão de Anhanguera (AEDU3), Pão de Açúcar (PCAR4) e Localiza (RENT3).
Segundo os analistas Carlos Sequeira, Bernardo Miranda e Antonio Junqueira, o mês de maio, apesar de ter sido muito difícil para o índice, mostrou que o Ibovespa está barato e ainda permanece sendo uma boa opção. Para os analistas, as empresas que compõem o índice são sólidas e apresentaram uma boa temporada de resultados no último trimestre. Assim, a equipe do BTG espera um crescimento nos lucros dessas companhias de 15% em 2011.
"O risco, contudo, permanece elevado, em virtude do cenário econômico e político ainda instável", apontam.
Expectativa
A posição do portfólio para junho está amparada na premissa de recuperação do Ibovespa. Para os analistas, os riscos inflacionários ainda estão na pauta, porém o núcleo da inflação deve recuar fortemente nos próximos meses, diminuindo a necessidade de mais medidas macroprudenciais, o que beneficia o setor imobiliário e os bancos.
Outros nomes que aparecem fortes é Petrobras e Vale. Para o BTG, a dinâmica atual do mercado deve sustentar os preços do minério de ferro. Já em relação à Petrobras, a revisão de seu plano de negócios deve aparecer para os investidores como algo mais convincente do que a proposta original. As duas possuem o maior peso da carteira, ambas com 20%. A avaliação do banco é que essas ações encontram-se descontadas frente a seus pares globais.
Essa leitura mais benigna para a economia doméstica fez com que o banco aumentasse sua exposição a  setores mais sensível à alta dos preços, que devem se beneficiar de um recuo na pressão inflacionária. O Itaú Unibanco (ITUB4) é o preferido no setor bancário, com peso de 15%, substituindo o Banco do Brasil (BBAS3).
As construtoras MRV Engenharia (MRVE3) e Rossi (RSID3) têm pesos 10% e 5% no portfólio, respectivamente, ambas com boas perspectivas de aumento de volume em relação aos seus pares. Elas substituem a PDG Realty (PDGR3), que era a opção do banco para o setor no mês anterior.
Confira o portfólio do BTG Pactual para junho:
EmpresaTickerPeso
PetrobrasPETR320%
ValeVALE320%
RossiRSID3 5%
MultiplusMPLU3 5%
Brasil InsuranceBRIN35%
Lojas AmericanasLAME410%
Itaú UnibancoITUB415%
MRVMRVE310%
CemigCMIG45%
KlabinKLBN45%
* BTG Pactual