Por: Equipe InfoMoney
03/01/11 - 10h05
InfoMoney
SÃO PAULO - O Banco do Brasil Investimentos iniciou na última quinta-feira (30) a cobertura dos papéis da São Martinho (SMTO3), estabelecendo preço-alvo de R$ 30,50 para dezembro de 2011, o que representa um potencial teórico de valorização de 15% em relação ao último fechamento. A recomendação é de manutenção dos ativos.
A analista Letícia Soares Campos classifica a companhia como uma boa oportunidade de investimento, justificada pela "posição de liderança e expertise do Brasil no setor sucroalcooleiro; a previsão de expansão do consumo global de etanol com direcionamento do mix da empresa para sua produção e as parcerias estratégicas na área de tecnologia e desenvolvimento de biocombustíveis".
A São Martinho tem ainda a seu favor, segundo a analista, um elevado nível de mecanização da safra, de 85% contra 60% registrados por outras empresas do setor na região Centro-Sul, e um maior percentual de utilização de cana própria (cerca de 60%).
Foco na produção de etanol
Além de apresentar bons fundamentos, a companhia ainda destaca-se pelo foco na produção de etanol, tendo como referência a conclusão do projeto greenfield da Usina Boa Vista em Goiás, exclusivamente voltada para a produção de álcool.
Letícia ainda ressalta as recentes parcerias realizadas na área de tecnologia e desenvolvimento de biocombustíveis - como por exemplo a firmada com a Petrobras (PETR3, PETR4).
Riscos e pontos negativos do setor
Por fim, o relatório do BB lembra os riscos inerentes ao setor, que está constantemente sujeito à volatilidade dos preços do açúcar no mercado mundial.
Ademais, o etanol brasileiro ainda encontra fortes barreiras protecionistas para entrada no mercado internacional e, por ser uma commodity agrícola, encontra-se vulnerável a fatores externos de difícil controle, como o clima.