terça-feira, 28 de dezembro de 2010

XP mantém apostas em Petro, Vale e Itaú Unibanco na última semana de 2010

Por: Thiago Salomão
28/12/10 - 17h46
InfoMoney


SÃO PAULO - A XP Investimentos divulgou sua carteira recomendada para a última semana de dezembro. Esperando que a mesma calma observada na última semana se mantenha nos mercados, a corretora optou por manter suas recomendações: AES Tietê, General Shopping, Vale, Petrobras e Itaú Unibanco.


A equipe de análise da XP chama atenção para a agenda econômica norte-americana e para possíveis novidades da Europa no período, bem como à possibilidade de novas medidas por parte do governo chinês, após anunciado um novo aumento do juro.


"De qualquer forma, o final de 2010 e começo de 2011 devem servir como divisor de água para os investidores e não deveremos observar maiores impactos nos mercados", argumenta a corretora.


Na última semana, o portfólio da XP mostrou alta de 1,3%, ficando acima do desempenho do Ibovespa no período (+0,5%). A performance da carteira da corretora desde que ela foi criada (3 de maio de 2010) mostra-se positiva em 17,7%, contra valorização de 1,7% do índice paulista.


Recomendações da semana
EmpresaCódigo
AES TietêGETI4
Itaú UnibancoITUB4
ValeVALE5
General ShoppingGSHP3
PetrobrasPETR3
AES Tietê:Com um ótimo histórico de pagadora de dividendos ao seu favor e com uma geração de caixa estável, a ação da AES Tietê ganha a preferência da corretora pelo seu beta reduzido em relação ao Ibovespa - ou seja, a ação da empresa tende a oscilar em menor grau na comparação com o índice - e pela desvalorização vista recentemente, avaliada pela XP como "injustificável".


Itaú Unibanco:A XP destaca que, mesmo com o foco na unificação entre Itaú e Unibanco, a instituição continua apresentando um crescimento significativo na sua carteira de crédito em 2010. Aliado a isso, as ações têm sido negociadas com múltiplos bastante atrativos.


Vale:A recomendação positiva reflete os dados de novembro da economia chinesa, que mostraram um forte crescimento nas importações de minério de ferro e um crescimento de 13,3% na produção industrial. "Esses dados têm ajudado a puxar o preço do minério de ferro e corroboram a esta tese do forte consumo chinês".


General Shopping:Na expectativa por bons números trimestrais, a corretora destaca os bons fundamentos do papel, que deve ser favorecido também pela venda de projetos em fase de construção e a emissão de US$ 200 milhões em bonds pela companhia.


Petrobras:A recomendação para as ações ordinárias da Petrobras reflete o forte retrocesso do papel neste ano. Segundo a XP, os papéis ON têm registrado uma performance de quase 2,5 pontos percentuais abaixo dos ativos PN. Além disso, a variação de ambos os ativos encontra-se bem distante das cotações do petróleo, que, historicamente, caminham juntas.