sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projetando lucro menor, Ágora reduz preço-alvo de Cielo e Redecard

Por: Equipe InfoMoney
26/11/10 - 08h32
InfoMoney


SÃO PAULO – A Ágora Corretora revisou suas projeções para a Cielo (CIEL3) e Redecard (RDCD3), com redução dos lucros estimados e do preço-alvo e continuando com recomendação de manter. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (26).


Para a Cielo, os analistas projetam lucro líquido recorrente em 2010 de R$ 1,856 bilhão e em 2011 de R$ 1,606 bilhão, enquanto que o preço-alvo para dezembro de 2011 é de R$ 19,20, upside (potencial teórico de valorização) de 30,61% em relação ao último fechamento.


O lucro líquido recorrente em 2010 da Redecard é estimado em R$ 1,383 bilhão, e em 2011 em R$ 1,273 bilhão, ao passo que o preço-alvo das ações para dezembro de 2011 é de R$ 30,80, upside de 37,56% em relação ao último fechamento.
ProjeçõesCieloRedecard
Lucro em 2010 (anterior)*R$ 1.885R$ 1.475
Lucro em 2010 (atual)*R$ 1.856R$ 1.383
Lucro em 2011 (anterior)*R$ 1.946R$ 1.539
Lucro em 2011 (atual)*R$ 1.856R$ 1.273
Preço-alvo (anterior)R$ 22,60R$ 36,10
Preço-alvo (atual)R$ 19,20R$ 30,80
* em milhões


Redução das taxas
Segundo o relatório, a principal razão por trás dessas revisões “se baseia no entendimento de que o aperto de MDR (Merchant Discount Rate, taxa cobrada do lojista) se dará mais intensamente já em 2011, e não em 2013 que era nossa suposição anterior”.


Os analistas citam como exemplo dessa tendência a redução de MDR de cartões de crédito da Redecard, que passou de 1,43% para 1,33% entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano. Já a Cielo teve uma postura mais conservadora, mas a expectativa é de que também deve adotar uma tendência declinante. “Nos parece claro que a maior parte das renegociações com grandes clientes se dará em 2011”, afirmam.


Participação de mercado
Sobre participação no mercado das duas empresas, os analistas afirmam que o crescimento da Redecard, já denotado no último resultado trimestral, pode ser mais significativo em volume do que em receita. “A Redecard poderá ganhar mais espaço junto aos grandes lojistas, onde a MDR é mais baixa, como já apontado nos resultados do terceiro trimestre de 2010”, segundo os analistas. Desta forma, com os ajustes no mix de clientes, isso pode contribuir para que a Cielo tenha um MDR médio maior que o da concorrente.


Já o impacto da entrada de novos participantes nesse mercado é incerto, segundo a Ágora. Dessa forma, adotando uma postura mais conservadora, a projeção é de que empresas novas nesse setor poderão atingir 15% de participação no mercado em 2014.