quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Com seis novas empresas, Bolsa divulga carteira do ISE para 2011

Por: Equipe InfoMoney
25/11/10 - 13h07
InfoMoney



SÃO PAULO - A BM&F Bovespa divulgou na manhã desta quinta-feira (25) a nova carteira de ações do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) para próximo ano, com retirada de duas empresas e inclusão de outras seis, chegando a 38 participantes - o limite é de 40 companhias.


Vale lembrar que, no último mês de outubro, o Conselho Deliberativo do ISE alterou o período de vigência da carteira, que agora é do primeiro dia útil de janeiro ao último dia útil de dezembro do ano em questão.


As empresas que estreiam no índice são: Anhanguera (AEDU11), BicBanco (BICB4), Copasa (CSMG3), Santander (SANB11), Ultrapar (UGPA4) e Vale (VALE3VALE5). Enquanto isso, Dasa e Usiminas deixaram o portfólio.

Segundo a BM&F Bovespa, as empresas desta edição 2011 do índice representam 18 setores e somam R$ 1,17 trilhão em valor de mercado.



Confira as mudanças:
Devem deixar o ISEPassam a integrar o ISE
DasaAnhanguera
UsiminasBicBanco
-Copasa
-Santander
-Ultrapar
-Vale



Seleção
Segundo a BM&F Bovespa, participaram do processo de seleção para a nova carteira do ISE 53 empresas que responderam um questionário formulado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (Fundação Getulio Vargas).



Saiba mais sobre o ISE
Criado em dezembro de 2005, o ISE "tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial", segundo definição da própria BM&F Bovespa.

Além de "atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro", o ISE também se mostra como o grande referencial na montagem dos portfólios dos fundos de investimentos "sustentabilidade/governança".

Um Conselho Deliberativo formado por diversas instituições, como o Instituto Ethos, o Ministério do Meio Ambiente e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), gere o ISE. A BM&F Bovespa preside o Conselho, sendo responsável também pelo cálculo e gestão técnica do índice.