quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abertura de Mercado

Por: Equipe InfoMoney
17/11/10 - 06h21
InfoMoney


SÃO PAULO – Na terça-feira (16), a combinação dos temores em relação a um aperto monetário na China e a expectativa por um possível resgate à Irlanda trouxe mais um dia de queda aos mercados. Para o Ibovespa, foi a quinta queda consecutiva.


Segundo Eduardo Dias, analista da PAX Corretora, é difícil prever o caminho do índice para esta quarta-feira (17). Entretanto, a certeza é de que os olhos continuarão voltados para o mercado externo, em especial para o gigante asiático.


“Estamos muito dependentes lá de fora”, aponta Dias. Para ele, o mercado deve seguir esperando a movimentação do país no sentido de novas medidas contracionistas. “Não acho que vá acontecer essa semana, acho que eles não vão tomar nenhuma decisão por hora”, afirma. Assim, a tendência é que a pressão continue sobre arenda variável e sobre as commodities pelas próximas sessões. 


Dias pondera, contudo, que uma força compradora pode ajudar a equilibrar o Ibovespa neste pregão, evitando sua sexta queda seguida. “Mas não creio numa alta significativa”, explica. Por isso, a aposta do analista é de um dia de lado para a bolsa, mas ainda com tendência de queda.


Agenda
A agenda externa, sem dados chineses e com números de certa forma “já dados” nos EUA, não deve ter efeito significativo nas bolsas. “Não há nada na agenda que possa influenciar o mercado a voltar ao patamar da semana passada”, diz o analista.



Dias também não vê indicadores domésticos que possam influenciar o rumo da bolsa. Os dados de inflação previstos para o dia, IGP-10 e IPC – Fipe, já são de certa forma “dados”, já que devem, na visão do analista, seguir a tendência mostrada pelos últimos números de inflação.


Análise técnica
O analista lembra ainda que o índice chegou a romper, no intraday da terça-feira, um suporte forte de 68.900 pontos (a mínima do dia foi 68.662), recuperado até o final da sessão. O Ibovespa fechou o dia com baixa de 1,67%, aos 69.192 pontos.