quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Acordos entre Usiminas, MMX e LLX é positivo para empresas, apontam analistas

Por: Equipe InfoMoney
17/11/10 - 16h45
InfoMoney


SÃO PAULO – O acordo assinado entre a Usiminas (USIM3USIM5) e a MMX (MMXM3) e LLX (LLXL3), divulgado na última terça-feira (16), divide a opinião dos analistas, com interpretações positivas e neutras.


Segundo o acordo, a LLX, através da subsidiária PortX, ficará responsável pelo escoamento de minério de ferro produzido pela Mineração Usiminas através do Porto Sudeste. Já com a MMX, a intenção é desenvolver conjuntamente a mina de Pau de Vinho.


Positivo para ambas as partesNa visão de Leonardo Correa e Renato Antunes, do Barclays, o acordo é positivo para ambas as partes, embora seja mais favorável para MMX e LLX. Para os analistas, o anúncio é um importante marco na processo de consolidação da MMX na região de Serra Azul e novos acordos podem surgir. Para atualizar a avaliação da empresa, será esperada a divulgação dos novos planos de investimentos.


Em relação a Usiminas, os analistas acreditam que os principais fatores de influência na cotação das ações é o competitivo ambiente.


Anúncios esperadosPara os analisas Alexander Hacking e Claudia Feddersen, do Citi, os anúncios já eram esperados e não alteram as teses de investimento da Usiminas. A recomendação de compra foi reiterada manter, sendo a dupla de analistas do Citi afirma que “ainda é muito cedo para os investidores favorecerem da Usiminas, ainda que o desempenho recente das ações tenha sido fraco e haja potenciais medidas do Governo para limitar importações [de aço]”.


Por fim, os analistas acham mais provável que ajustes para os problemas da Usiminas – custos operacionais inflados, mercado de aço global fraco, mercado de chapas grossas fraco – aconteçam em 2012 do que 2011.


O preço-alvo para as ações USIM5 é de R$ 29,00, upside (potencial teórico de valorização) de 35,57% em relação ao último fechamento.