sábado, 9 de outubro de 2010

Citi diz que GOL é melhor opção do que Embraer após encontros com investidores

Por: Equipe InfoMoney
08/10/10 - 15h36
InfoMoney


SÃO PAULO - Os analistas do Citigroup divulgaram na última quinta-feira (7) um relatório sobre empresas ligadas ao setor de transporte brasileiro. A avaliação se segue a visitas à clientes sobre a Embraer (EMBR3) no meio-oeste e nordeste dos EUA e ao dia dos investidores da GOL (GOLL4) em Nova York.


De modo geral, os clientes focados nos mercados emergentes e na América Latina se mostraram otimistas, mas mostraram uma visão mais positiva para a GOL do que para o setor aeroespacial, que foi encarado com certo ceticismo. 


Segundo Stephen Trent, analista do banco, o fortalecimento da moeda brasileira é o fator, aliado a demanda interna aquecida, que proporciona o cenário mais positivo para a GOL. Contudo, essa valorização do real frente ao dólar é prejudicial à Embraer, dado a importância das exportações para a companhia.


Embraer busca novos mercados com família Série C
O avanço da participação da Embraer no mercado de jatos executivos foi destacado como ponto positivo. Além disso, o programa do KC 390 foi visto por alguns clientes como uma boa maneira de ganhar exposição à crescente influência global brasileira. 



No entanto, alguns clientes expressaram preocupação acerca da entrada da Embraer no mercado que abrange a família Série C de jatos comericiais. O novo foco neste segmento de mercado poderia prejudicar o significativo market share que a empresa já possui no mercado de jatos executivos.


GOL pode baixar tarifas
A GOL, por sua vez, anunciou que poderá oferecer tarifas mais baixas ao consumidor caso suas margens operacionais e demonstrações contábeis continuem se fortalecendo. "Olhando as duas empresas, a GOL vence", escreve Trent. 



O analista do Citi, contudo, demonstra preocupação quanto aos gargalos presentes nos aeroportos brasileiros, principalmente no sudeste, o que pode inibir o crescimento da demanda no setor.