São Paulo, 15 - O Banco Madesant e o Santander Insurance Holding estão vendendo no mercado 104,311 milhões de papéis emitidos pelo Banco Santander Brasil. A venda se dará por meio de American Depositary Shares (ADS) e pode chegar a US$ 1,313 bilhão, segundo o prospecto da operação registrado na Securities and Exchange Commission (Sec, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos).
Os dois acionistas pertencem ao grupo Santander, com sede na Espanha. O Madesant comprou os papéis após a oferta de ações do Santander no Brasil, em outubro de 2009. A operação movimentou R$ 14,1 bilhões. Já o Santander Insurance Holding adquiriu as units no dia 14 de agosto do ano passado, após a incorporação do Santander Seguros pelo Banco Santander. Para a venda atual, esses papéis serão convertidos em ADS, segundo o prospecto.
Cada ADS do Santander equivale a uma Unit, que por sua vez inclui 50 ações preferenciais (PN) e 55 ordinárias (ON). A venda dos papéis será feita apenas fora do Brasil, principalmente no mercado norte-americano.
No prospecto, o Santander chama atenção para alguns fatores de risco, como a forte competição no mercado bancário e segurador brasileiro e o movimento de consolidação no segmento, que pode reduzir seu market share no País. O banco espanhol também ressalta que a venda "substancial" de ADS e ações no mercado pode afetar o preço dos papéis no mercado, provocando quedas.
(Equipe)
Fonte: AE BRoadcast