terça-feira, 24 de agosto de 2010

Com fusões e aquisições em alta, Citi analisa momento e revela preferência setorial

Por: Equipe InfoMoney
24/08/10 - 14h40
InfoMoney


SÃO PAULO - Com o mercado de fusões e aquisições ganhando destaque nas últimas semanas, o Citigroup observa que, em meio a um cenário macroeconômico onde vigoram as incertezas, os investidores estão “quase desesperados” à procura de opções atrativas de investimento no mercado acionário.

“De fato, os gestores de fundos estão buscando possíveis candidatos, mesmo que as perspectivas de negócios continuem incertas”, dispara Tobias M. Levkovich, analista que assina o relatório do banco.

Atratividade e relações
De acordo com sua análise, dada a fuga dos investidores do mercado de renda variável ao de renda fixa vista ao longo das últimas sessões, “o custo da realização de um acordo está bastante atrativo”. Além disso, observa que os yields (retornos) sobre os bônus estão extremamente baixos, uma vez que há uma grande quantidade de investidores dispostos a arcarem com tais taxas.

Ademais, Levkovich faz uma correlação entre o comportamento das ações e as fusões e aquisições. “Enquanto os investidores podem avaliar que seja apenas coincidência, parece ser respeitável a correlação (direta) entre o volume de fusões e aquisições e a direção futura dos preços de ações”. No entanto, o analista assinala que o evento é mais recorrente nas companhias de maior porte do que nos movimentos das firmas pequenas.

Setores para o momentoEm uma análise setorial, o Citi avalia que os movimentos de fusões e aquisições são bastante favoráveis às companhias de energia e telecomunicações. Por outro lado, os menos beneficiados – em tese – são as empresas do setor industrial, de tecnologia e financeiro, por possuírem “spreads apertados, fazendo com que o sucesso seja mais difícil de ser alcançado”.