quarta-feira, 30 de junho de 2010

USIMINAS se desmembrando

"Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – USIMINAS ("Usiminas" ou "Companhia"), em cumprimento aos termos do § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404/76 e da Instrução CVM nº 358/02, vem informar que o Conselho de Administração, dando continuidade ao plano de otimização e agregação de valor aos negócios relacionados à exploração de minério de ferro e atividades de logística relacionadas, conforme noticiado no Comunicado ao Mercado divulgado em 25 de fevereiro de 2010, autorizou a Companhia, em reunião realizada na data de 29 de junho de 2010, a implementar as seguintes operações: 1) Transferência do conjunto patrimonial de titularidade da Usiminas relacionado às atividades de mineração e logística ferroviária respectiva, mediante integralização de aumento de capital com emissão de novas ações das seguintes sociedades: 

Para a Usiminas Participações e Logística S.A. ("UPL"), sociedade holding controlada pela Companhia, sem qualquer operação ou atividade anterior, será transferida a totalidade da participação acionária detida pela Usiminas na MRS Logística S.A., sujeita à aprovação prévia da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
Para a Mineração Usiminas S.A. ("Mineração Usiminas"), sociedade recentemente constituída e controlada pela Companhia, destaca-se a transferência dos seguintes ativos:
i. Ativos minerários e participações societárias em terminais de embarque de minério na região de Serra Azul, MG; ii. Ações representativas de 49,9% do capital votante e 83,3% do capital total da UPL; iii. Terreno localizado em Itaguaí, RJ, após a finalização do processo de remediação, já autorizado.
2) Aquisição, pela Sumitomo Corporation, de 30% do capital social da Mineração Usiminas, através da subscrição de novas ações, pelo preço total de até US$ 1.929 milhões, dos quais US$579 milhões estão condicionados à confirmação de eventos futuros. A formalização da subscrição de ações da Mineração Usiminas pela Sumitomo Corporation está sujeita à assinatura dos contratos definitivos, com previsão para final de agosto deste ano, e à satisfação de determinadas condições. Belo Horizonte, 30 de junho de 2010."

 Ronald Seckelmann Vice Presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação