segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fitch eleva perspectiva de rating do Brasil de estável para positiva


Por: Rafael de Souza Ribeiro
28/06/10 - 14h15
InfoMoney

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou nesta segunda-feira (28) a perspectiva de rating do Brasil de “estável” para “positiva”, ao mesmo tempo em que reafirmou a nota "BBB-" em relação à dívida de longo prazo brasileira em moeda local e estrangeira.


A revisão, segundo a analista da agência Shelly Shetty, deve-se ao desempenho acima do esperado do Brasil diante da recessão global que, junto com a sua política econômica relativamente prudente, deve permitir ao País que sua receita per capita e suas taxas de solvência evoluam ao longo do tempo.


Além disso, a agência acredita que não haverá mudanças bruscas em relação à política econômica após o período eleitoral, a ser gerida pelo regime de metas de inflação e câmbio flexível, balança comercial vigorosa, setor financeiro saudável e o consenso sobre as principais políticas econômicas entre os maiores partidos políticos, avalia Shetty.


“Estes fatores compensam suficientemente as fragilidades de crédito do Brasil, como as finanças públicas estruturalmente fracas e o pesado déficit público, além das baixas taxas de poupança e de investimento, que impedem um crescimento maior”, afirma a agência.