quinta-feira, 27 de maio de 2010

Morgan Stanley elege Vale como sua aposta favorita do setor na América Latina

Por: Equipe InfoMoney
27/05/10 - 12h48
InfoMoney


SÃO PAULO - Na avaliação do Morgan Stanley, o mercado está reagindo em excesso frente aos temores quanto a um aperto no crédito na China. Afastando a avaliação negativa e vislumbrando um bom prospecto para o minério de ferro, o banco elege a Vale (VALE3, VALE5) como sendo sua companhia favorita do setor na América Latina.

Os analistas que assinam o relatório do banco, Carlos De Alba e Bruno Montanari, revelam a otimista recomendação e preço-alvo para os ADRs (American Depositary Receipts) da companhia: overweight (desempenho superior à média do mercado) e US$ 38,00.

China: temores excessivos
Dentre as razões que os levaram a tal recomendação está a perspectiva positiva para o setor. “Nós estamos construtivos sobre a indústria de minério de ferro”. “Acreditamos que os receios do mercado quanto à China são excessivos e que a moderação no crescimento da economia será mais benigna do que o mercado espera”, afirmam.

Múltiplos, custos e projetos
Além disso, Alba e Montanari observam que os múltiplos pagos pelos papéis da mineradora estão abaixo do que o mercado tradicionalmente paga pelas companhias do setor.
Por fim, avaliam que a Vale se beneficia do baixo custo de produção no que toca a commodity e que seus projetos “irão dar suporte aos futuros ganhos e geração de caixa”.

Catalisadores
Dentre os potenciais catalisadores positivos para as ações da companhia estão a contínua escaladas do minério “após a correção de maio”; e a aprovação de seus projetos Serra Sul e Apolo, além da licença ambiental para Carajás.

Por sua vez, o catalisador negativo apontado pelo Morgan Stanley é uma possível queda nos preços do minério de ferro para o próximo ano.