São Paulo, 18 - O Banco do Brasil divulgou há pouco o prospecto preliminar atualizado de sua oferta pública de ações. Para a distribuição primária de 286 milhões de novas ações ordinárias o preço sugerido no prospecto é de R$ 27,51, com base no fechamento de 13 de maio.
Com isso, a oferta pode alcançar o valor de R$ 7,86 bilhões. Além disso, o banco planeja realizar uma oferta secundária, com a venda de ações dos acionistas e de papéis em tesouraria. No prospecto, o banco ainda não informa quantas ações poderão integrar a distribuição secundária, mas sinaliza que a oferta poderá ter um lote suplementar de até 15% do total das ações.
A realização da oferta será submetida à aprovação dos acionistas amanhã, em assembleia geral extraordinária (AGE). Segundo o BB, o objetivo da oferta será reforçar a estrutura de capital do banco, fazer frente à sua estratégia de expansão orgânica e inorgânica e atingir o patamar mínimo de 25% de free float.
A distribuição das ações será feita por meio de duas ofertas distintas, a de varejo e a institucional. Na emissão das ações da oferta primária será concedido aos atuais acionistas direito de preferência.
Os coordenadores da oferta são BB Banco de Investimento (líder), ao lado de BofA Merrill Lynch, BTG Pactual, Citi J.P. Morgan, com esforço de colocação no exterior.
(Fátima Laranjeira)