quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Destaque do dia da Citi Corretora

Destaque do dia
Celulose & Papel Brasileiros – Janeiro/10 — Resultados Fracos – Queda na Exportação de Celulose para China, Alta na Importação de Papel

Em nossa opinião, os resultados de janeiro foram, em geral, fracos – negativo tanto para o segmento de papel quanto para os produtores de celulose no Brasil. A atividade de celulose mostrou uma retração, motivada por uma queda nas exportações à China (a demanda mais fraca da China pode congelar o recente momentum dos preços) e as importações de papel revestido aumentaram tanto no comparado mês sobre mês quanto no ano sobre ano. Somos compradores da Fibria (FBR) e Suzano (SUZB5), e usaríamos qualquer fraqueza para ganhar posições.
Juan G Tavarez

Outros destaques
Processadores Brasileiros de Alimentos — Revisão Mensal – Janeiro de 2010
As exportações de janeiro foram fracas para a carne bovina e para as aves, em parte devido às importações ainda frágeis da União Europeia. As exportações de suínos tiveram um incremento positivo dado pela Rússia. Nos próximos meses, esperamos uma recuperação gradual para a carne bovina, acompanhando a economia mundial. Embora mantenhamos nosso cenário de crescimento de volume de 5% para as aves, os fracos números de janeiro colocam esse cenário sob risco.
Carlos Albano
 
Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3.SA) — Cimpor: CSN Aumenta Oferta, Mas Ainda Fica Abaixo das Outras
A CSN elevou sua oferta pela fabricante de cimento Cimpor em 7,5% (de € 5,75/ação para € 6,18/ação), mas a oferta ainda parece muito baixa para ser bem sucedida, em nossa opinião. É encorajador que a diretoria executiva tenha mantido sua disciplina de preço mesmo tendo recursos para superar a oferta da Camargo. Mas os acionistas não estão livres de risco já que o CADE pode bloquear os acordos da Votorantim e/ou da Camargo, levando as ações da CSN a retraçar perdas anteriores (que foram subsequentemente recuperadas). Mantemos nossa classificação de Comprar para a CSN devido ao nosso cenário positivo para os preços do minério de ferro.
Alexander Hacking, CFA