O Banco Central divulga nesta segunda-feira o tradicional Relatório Focus, que compila a opinião das instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos do País.
Nesta semana, o relatório terá especial destaque, pois irá mostrar como os analistas passaram a projetar o PIB para 2009 e 2010 após o País ter crescido menos do que o previsto no terceiro trimestre.
O Ministério do Desenvolvimento divulga a Balança Comercial semanal. No cenário externo, a semana começa sem índices relevantes.
O índice Nikkei fechou em leve baixa nesta segundafeira, afetado por papéis de bancos. Na China, a bolsa de Hong Kong encerrou em alta, assim como a bolsa de Xangai, sendo a última influenciada por bancos e produtoras de energia.
De acordo com a pesquisa trimestral Tankan do BoJ (Bank of Japan), as companhias pretendem cortar 13,8% dos investimentos, acima do previsto por analistas. Diante da expectativa de menor volume de empréstimos, os papéis dos bancos Mitsubishi UFJ e Mizuho Financial Group caíram 2,9% e 1,9%, respectivamente.
Conforme noticiado no periódico Nikkei, a construtora Obayashi detêm US$ 7,5 bilhões em
contratos com o governo de Dubai. Como resposta, as da construtora recuaram 1,6%, após marcarem baixa de 5,9% durante a sessão.
Vale ressaltar que o governo de Abu Dhabi e o banco central do EAU (Emirados Árabes Unidos) concordaram em prover resgate de US$ 10 bilhões ao Dubai Financial Support Fund, o que permite ao fundo Dubai World pagar suas obrigações, que expiram nesta segunda-feira (14).
Fonte: Andima