quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AES Tietê permanece como a mais citada nas carteiras de dividendos de setembro

14 de setembro de 2011 • 19h37Por: Nara Faria
SÃO PAULO - O setor elétrico mais uma vez liderou as indicações nas carteiras de dividendos do mês de setembro, mantendo a hegemonia observada desde novembro de 2010, com a AES Tietê (GETI4) ocupando o primeiro lugar no ranking, sendo citada em nove dos 10 portfólios compilados pela InfoMoney. Além disso, pelo quarto mês consecutivo, as ações da Telesp (TLPP4) ocuparam a segunda colocação, com sete recomendações - a mesma quantidade do mês anterior.

Em seguida, outras companhias do setor elétrico assumiram as melhores colocações no ranking, com as ações da Transmissão Paulista (TRPL4) garantindo a terceira colocação, sendo lembradas em cinco portifólios, ante as seis citações nas carteiras de agosto. Na sequência aparecem os papéis da Eletropaulo (ELPL4), com quatro votos, enfatizando a preferência dos analistas por ações do setor elétrico.
O que mantém AES Tietê como a mais recomendada?
Critérios primordiais exigidos nas carteiras de dividendos, como geração de caixa previsível e estável, além de dividendos atrativos, são alguns dos motivos apontados pelos analista para que as ações da AES Tietê mantenham a liderança entre as recomendações em carteiras de dividendos no mês de setembro.
Além disso, a expectativa de dividend yield para 2011 de 9,6% foi apontada pela Ativa Corretora como mais um elemento para que a companhia fosse mantida na carteira defensiva para este mês. Ademais, a corretora destaca que é esperado que no segundo semestre de 2011 a companhia apresente um resultado superior ao do 1S11, visto a sazonalização da energia, que deverá ser maior nos próximos meses.
Outro motivo apontado pela equipe de analistas da Planner Corretora para a atratividade da companhia, é o fato de as ações GETI4 acumulam uma queda de 4,86% no mês de agosto deste ano, com um nível de IFR (Índice de Força Relativa) 15 dias de 51.
"Enxergamos essa queda em suas ações como uma oportunidade de posicionamento. Trata-se de uma empresa com grande previsibilidade de resultados, forte geração de caixa, tarifa de energia corrigida anualmente por IGP-M (Índice Geral de Preço - Mercado) e com distribuição de 100% de seu lucro líquido semestralmente", afirmam os analistas da corretora.
Telesp: futuro promissor
A expectativa de que a empresa alcance sinergias significativas com a unificação operacional da telefonia fixa com a móvel - diante da incorporação da Vivo -, aliada às perspectivas de que a empresa deverá manter um bom pagamento de dividendos são apontados pela Bradesco Corretora como os motivos para a manutenção das ações da Telesp em sua carteira mensal de dividendos. 
Além disso, as ações da Telesp apresentaram novamente um bom desempenho em agosto, valorizando 2,78%, ante queda do Ibovespa no mês, que foi negativo em 3,96%. De acordo com a a Ativa, a valorização deve-se à divulgação de bons resultados no segundo trimestre de 2011 e ao crescimento da Vivo em base de clientes no mês de julho, conforme dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Outras empresas recomendadas
Com três recomendações, ainda foram mencionadas nas carteiras de dividendos do mês de setembro as ações da Coelce (COCE5), Tractebel (TBLE3) e Redecard (RDCD3), enquanto, com duas citações, apareceram aos ativos da Light (LIGT3), Eternit (ETER3), Cemig (CMIG4), Banco Pine (PINE4) e Cielo (CIEL3).
As demais ações receberam uma recomendação: Tele Norte Leste (TNPL3TNLP4), Telemar Norte Leste (TMAR5), Grendene (GRND3), Equatorial (EQTL3), Energias do Brasil (ENBR3), Eletrobras (ELET6), Copel (CPLE6), Vale (VALE5), Souza Cruz (CRUZ3),  CPFL Energia (CPFE3) e CCR (CCRO3).