SÃO PAULO - Avaliando os dados de crédito paraveículos divulgados nesta semana, a Planner afirmou na última quarta-feira (24) sua preferência pelos papéis do Banco do Brasil (BBAS3) e Banrisul (BRSR6) dentro do setor financeiro nacional. De acordo com Francisco Kops, o aumento da inadimplência de crédito voltado para veículos no primeiro semestre do ano pode afetar mais os bancos que são destaque neste tipo de produto, como Itaú Unibanco (ITUB4) e Daycoval (DAYC4).
Segundo dados publicados no jornal Valor Econômico, o crédito para veículos caiu no primeiro semestre, comparado com o mesmo período de 2010, e a inadimplência aumentou, em decorrência do aumento da inflação e o encarecimento das outras linhas de crédito como cartão de crédito e empréstimo pessoal. Os números apontam um salto na inadimplência de 2,6% em janeiro para 3,8% em junho.
De acordo com Kops, "o crédito para veículos é o primeiro a sofrer com uma piora no cenário macroeconômico. Os consumidores de baixa renda deixam para depois a compra do veículo, já que com o orçamento mais apertado tem que dar prioridade para itens básicos como alimentação e moradia".
O relatório ainda mostra que o aumento no consórcio de veículos não foi suficiente para compensar a queda no CDC (Crédito Direto ao Consumidor). A desaceleração do crédito já era aguardada, porém, o que não ocorreu foi uma migração do CDC para o leasing de veículos, um movimento historicamente comprovado, conclui o analista.