terça-feira, 22 de março de 2011

Banif inicia cobertura de Copasa com recomendação de compra

Por: Equipe InfoMoney
22/03/11 - 10h50
InfoMoney


SÃO PAULO - O Banif iniciou a cobertura da Copasa (CSMG3) com uma avaliação positiva da empresa, considerando um potencial de crescimento por meio dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em municípios de Minas Gerais onde a empresa já atua no fornecimento de água tratada.


A recomendação para as ações é de Comprar, com preço-alvo de R$ 38,00 para o final deste ano. Esse valor representa um upside (potencial teórico de valorização) de 43,94% em relação à cotação do último fechamento. Ademais, os papéis da Copasa estariam sendo negociados com um mútiplo EV/Ebitda (valor empresarial sobre geração operacional de caixa) de 4,8x, considerado atrativo.


Expansão e remuneração de ativosSegundo Vicente Koki, “o potencial de crescimento da empresa está principalmente na coleta e tratamento de esgoto”. O analista lembra que a Copasa já atua em 403 municípios mineiros fornecendo apenas o serviço de água tratada, sendo que a expansão da empresa aconteceria nessas localidades, onde “poderia oferecer a coleta de esgoto” beneficiando-se de sinergias, “com obtenção de receitas adicionais”.


Outro fator positivo para a Copasa citado pelo analista é a nova estrutura tarifária que está sendo estudada pela ARSAE-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais), que poderia promover uma remuneração sobre os ativos existentes. Na opinião do analista, se confirmada essa mudança na tarifação, o resultado seriam maiores tarifas e maior rentabilidade para a Copasa.


Dividendos reduzidosPor outro lado, entre os fatores de risco para o investimento na Copasa, o analista cita a perspectiva de dividendos reduzidos. “Em função do forte processo de expansão, da necessidade de elevados investimentos, acreditamos que a distribuição de dividendos não será atrativa”, afirma Koki.


Setor de saneamento e Sabesp
Além do início de cobertura da Copasa, o analista do Banif também fez uma análise do setor de saneamento e revisou suas projeçõespara a Sabesp (SBSP3), porém sem alterar a recomendação Neutra para as ações da empresa. O preço-alvo para os papéis da empresa paulista é de R$ 51,00, valor que resulta num upside de 15,44% em relação a cotação do último fechamento.



O analista revela uma visão otimista para o setor de saneamento, com “oportunidade de investimentos nas ações do setor”. Essa visão é baseada na perspectiva de que a nova estrutura tarifária melhore a rentabilidade das empresas uma vez que “pode considerar uma remuneração para a base de ativos existentes”. Desta forma, a recomendação Neutra para as ações da Sabesp é baseada no menor potencial de valorização e numa melhor precificação no mercado - o EV/Ebitda desses ativos é de 7,8x.