domingo, 5 de dezembro de 2010

HSBC inclui papéis da AmBev e da Energias do Brasil em carteira de dezembro

Por: Equipe InfoMoney
03/12/10 - 15h45
InfoMoney


SÃO PAULO – A HSBC Investimentos divulgou a carteira de top picks para o mês de dezembro, incluindo os papéis da Energias do Brasil e da AmBev, enquanto os da PDG Realty e do Itaú Unibanco foram retirados do portfólio. Além disso, a exposição à OGX Petróleo foi reduzida de 15% para 10%.


“Para o presente mês, elevamos o peso em ações com exposição ao mercado interno, setores que possuem proteção contra o aumento de inflação, além de empresas com perfil mais defensivo”, afirmaram em relatório o estrategista Carlos Nunes e a analista Débora Agonilha.
A percepção de risco se elevou, já que o humor do mercado mudou bastante nas últimas semanas, tanto por fatores externos - crise fiscal na Europa e inflação na China - quanto por problemas relacionados à inflação no mercado interno, destacaram os especialistas.


JustificativasA exclusão das ações da PDG e do Itaú se deu pela redução dos setores mais sensíveis às oscilações na curva de juros, uma vez que há uma possibilidade concreta de aperto monetário no Brasil no curto prazo, justificaram os analistas, antecipando a medida anunciada nesta manhã pelo Banco Central. Já a redução da participação da OGX na carteira ocorreu devido ao seu perfil de risco maior, justificado pelo fato da empresa encontrar-se em fase pré-operacional.


Por outro lado, os setores com menor volatilidade sobre a geração de caixa esperada se beneficiaram na avaliação para o mês de dezembro. "Optamos pela inclusão dos setores de bebidas e aumento da exposição do setor de energia elétrica, por serem mais defensivos", apontaram os analistas, explicando a escolha de Energias do Brasil e AmBev.


Desempenho da carteiraEm novembro, o conjunto de ações que compõem o portfólio indicado pelo HSBC se desvalorizou em 2,0%, enquanto o Ibovespa apontou baixa de 4,2%. Os destaques do mês foram os papéis da Cia Hering, com valorização de 8,1%, enquanto a OGX figurou na ponta negativa, com os papéis caindo 10,8%. 


O objetivo da carteira top picks, segundo o HSBC, é superar o desempenho do Ibovespa ao longo do mês, consistindo em um portfólio com até 10 ações, com peso mínimo de 10%.


Empresa  Ticker     Participação   
Ambev PNAMBV415%
Cia Hering ONHGTX310%
Energias do Brasil ONENBR310%
OGX Petróleo ONOGXP310%
CCR ONCCRO310%
Redecard ONRDCD310%
Petrobras ONPETR310%
Vale PNAVALE515%
Cemig PNCMIG410%


Lista complementar de açõesAlém disso, é divulgada uma lista complementar de ações que têm, na visão do HSBC, um bom potencial de valorização. “Estas ações são alternativas interessantes para os que desejam ter carteiras com um maior número de ações ou mesmo para troca por ações que estão na carteira, de acordo com preferências setoriais e oscilações relativas ao longo do mês”, apontam os especialistas.


     Empresa      Ticker   
Pão de Açúcar PNAPCAR5
Lupatech ONLUPA3
SLC Agrícola ONSLCE3
Brasil Foods ONBRFS3
Amil ONAMIL3
PDG Realty ONPDGR3
Transmissão Paulista PNTRPL4
Vale ONVALE3
Petrobras PNPETR4