segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ativa mantém Gerdau como a preferida na siderurgia, apesar de resultado fraco

Por: Equipe InfoMoney
08/11/10 - 09h57
InfoMoney


SÃO PAULO – A Ativa Corretora manteve a Gerdau (GGBR4) como o veículo de investimento preferido no setor de siderurgia, apesar doresultado  trimestral abaixo das expectativas do mercado, divulgado na última sexta-feira (5).


Na referida data, a empresa reportou lucro líquido 7,5% menor no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, enquanto o Ebitda (geração operacional de caixa) recuou 8% na mesma base de comparação.


Resultado ruim...Para a corretora, o resultado é negativo. “As margens operacionais da Gerdau foram bastante prejudicadas pelo aumento dos preços dos seus principais insumos de produção – sucata, minério de ferro e carvão”, justifica a analista Luciana Leocadio em relatório. Além disso, a falta de repasse para os preços de venda do aço e uma queda na produção da commodity no trimestre foram outros fatores destacados negativamente.


...mas perspectivas são positivasNo entanto, a aposta para o futuro é positiva. “Para 2011, acreditamos que o crescimento esperado para o consumo de aço no Brasil, além de perspectivas positivas para a expansão da construção civil e dos investimentos em infraestrutura nos próximos anos são os principais drivers positivos”, ressalta a Ativa.


A ressalva da corretora fica por conta do cenário externo, no qual uma recuperação da economia dos EUA mais lenta que o esperado pode pressionar a evolução do resultado das operações da Gerdau.