sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Citi vê momento desfavorável aos frigoríficos, mas mantém recomendações

Por: Equipe InfoMoney
17/09/10 - 08h36
InfoMoney


SÃO PAULO - Embora mantenha inalterada sua recomendação de compra aos papéis da Minerva (BEEF3) e de manutenção aos de Marfrig (MRFG3) e BR Foods (BRFS3), as perspectivas do Citi sobre o setor alimentício não são das mais animadoras.

“Apesar de, no lado da demanda, a indústria de alimentos ainda mantenha bons fundamentos, tanto para as exportações como no mercado  interno, há alguns ventos desfavoráveis provenientes dos custos de produção e do câmbio que podem resultar em pressões sobre as margens no curto prazo”, avaliam Carlos Albano e Marcio Kawassaki, analistas que assinam o relatório do banco.

Pressões e queda nas exportaçõesA equipe do Citi avalia que com a recente apreciação do real, as exportações deverão ver suas receitas em contração, na divisa nacional, ao mesmo tempo em que ocorrerá uma escalada nos preços dos grãos e do gado durante o segundo semestre deste ano. “Esses efeitos devem ter um impacto negativo sobre os números dos produtores brasileiros do setor alimentício durante os próximos trimestres”.

Além disso, a dupla de analistas também ressalta a queda observada no volume das exportações durante o mês de agosto – de 3% nas aves e 6% nas carnes bovinas, na passagem mensal. “Os números de agosto devem reduzir o momentum favorável vivido pelas exportações brasileiras”, comentam.

No entanto...Por fim, uma ressalva positiva no setor de carnes: “os preços da carne estão subindo acima dos preços do gado em ambos os mercados (doméstico e norte-americano), o que deve compensar parte da pressão sobre as margens esperadas para os frigoríficos”.