A companhia brasileira de petróleo e gás OGX explica que a descoberta de hidrocarbonetos anunciada em maio na seção santoniana do poço 1-OGX-11D-SPS, no prospecto Natal, na Bacia de Santos, refere-se a uma acumulação de hidrocarbonetos líquidos e gás associado. "A descoberta de hidrocarbonetos líquidos em arenitos de alta permoporosidade nos surpreendeu positivamente, apontando para uma maior atratividade do projeto", afirma, o diretor geral da OGX, Paulo Mendonça, em comunicado.
A coluna total e o net pay (área com óleo de fato) identificados nesta seção foram ampliados, respectivamente, de aproximadamente 42 para 180 metros e 34 para 75 metros em arenitos com excelentes condições permoporosas.
Conforme a empresa, os hidrocarbonetos líquidos encontrados são de "ótima qualidade, apresentando em torno de 41º API". A perfuração do poco encontra-se em andamento até a profundidade total estimada de 6.100 metros, em busca de objetivos mais profundos.
O poço OGX-11 se situa a 104 km da costa e a perfuração foi iniciada em 9 de abril de 2010. A OGX detém 100% de participação neste bloco.
Fonte: Broadcast