quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

OBAMA DEVE PROPOR HOJE NOVOS LIMITES PARA TAMANHO E RISCO DOS BANCOS

Washington, 21 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá propor nesta quinta-feira, às 14h10 (de Brasília), novos limites sobre o tamanho e o risco tomado pelos maiores bancos do país. O objetivo é impedir que os bancos se tornem grandes demais a ponto de colocar em risco a economia e de distorcer as forças de concorrência normais. Ainda não se sabe quais seriam os limites precisos a serem criados nem se Obama irá apresentar esses detalhes hoje.

Obama também deverá endossar, pela primeira vez publicamente, medidas propostas pelo ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Paul Volcker, que colocariam restrições sobre negociações conduzidas por bancos comerciais, essencialmente limitando a forma como os bancos fazem apostas com seu próprio capital. O objetivo, conforme descrito por representantes do governo, seria evitar que os bancos utilizem depósitos segurados pelo governo federal para financiar a "atividade especulativa".

Obama deve falar em público sobre os limites após reunir-se com Volcker na Casa Branca. A proposta pode ter efeito maior sobre o Bank of America, Wells Fargo e JPMorgan Chase, que controlam um montante elevado de depósitos nos EUA, bem como sobre o Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup, que têm forte presença em Wall Street. As informações são da Dow Jones.
(Marcílio Souza)

Fonte: AE Broadcast