segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FITCH: COMPRA DA CIMPOR PODERÁ AFETAR RATING DA CSN

São Paulo, 21 - A agência de avaliação de risco Fitch informou hoje que a compra da Cimpor pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) poderá pressionar negativamente o rating da companhia brasileira. "Esta aquisição poderá aumentar potencialmente o índice dívida total/Ebitda da CSN para mais de 3,5 vezes e pressionar negativamente o IDR (Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) 'BBB-' (BBB menos) da companhia", informou em nota à imprensa.

A CSN fez uma oferta hostil pela fabricante portuguesa de cimentos Cimpor no último dia 18, numa transação que pode chegar a 3,9 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões), ao preço de 5,75 euros por ação ordinária da Cimpor. Segundo a Fitch, a transação diversificará ainda mais a posição de negócios da CSN, bem como sua presença geográfica. Também poderá tornar a companhia a segunda maior empresa de cimento no Brasil.

"Entretanto, do ponto de vista negativo, a área de operações de cimento é relativamente nova para a CSN e poderia desviar a atenção da administração de suas rentáveis operações de aço e ferro", informou. A Fitch destacou que ainda há muitas incertezas quanto à possibilidade de contrapropostas e em relação ao porcentual final da companhia que seria adquirido pela CSN.(Natalia Gómez)

Fonte: AE Broadcast