segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tractebel, Light e AES Tiete são preferências da Ágora no setor de energia

Por: Equipe InfoMoney
27/12/10 - 09h57
InfoMoney


SÃO PAULO – Os analistas da Ágora projetam uma redução da taxa de crescimento do consumo de energia elétrica, justificado pelo fato de que a base de comparação não será mais do período da crise financeira. Entretanto, suas preferências no setor ficam com os papéis da Tractebel (TBLE3), Light (LIGT3) e AES Tiete (GETI3,GETI4).


Além disso, após análise dos dados divulgados pela EPE  (Empresa de Pesquisa Energética), sobre o consumo de energia do mês de novembro, observam também que a oferta e a demanda de energia para os próximos cinco anos devem se manter em níveis confortáveis.


Já em relação ao preço à vista de energia elétrica, estima-se que deverá ser menor, conseqüência do aumento dos reservatórios de água que é resultado do início do período de chuvas no país.


DadosO consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 8,1% no acumulado anual, ainda que alguns segmentos tenham sido penalizados pelas temperaturas mais frias. No mês de novembro, a demanda por eletricidade no País avançou 4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, ao registrar 35.378 GWh (gigawatts-hora), de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).