quinta-feira, 19 de agosto de 2010

S&P garante que ratings da Petrobras não mudarão no curto prazo

Por: Anderson Figo
18/08/10 - 21h33
InfoMoney


SÃO PAULO - A Petrobras (PETR3, PETR4) não terá seu rating de grau de investimento alterado no curto prazo, informou nesta quarta-feira (18) a presidente da Standard & Poors no Brasil, Regina Nunes, em entrevista à Reuters.

De acordo com Regina, a nota da estatal não deve sofrer mudança mesmo no caso de a capitalização não ocorrer no próximo mês, como previsto. "Na opinião da S&P, não está sendo discutido ela (Petrobras) perder o grau de investimento com a situação realista que ela tem hoje", disse a executiva, lembrando que a perspectiva da nota da petrolífera permanece estável.

Cabe ressaltar que, em junho, a agência de classificação de risco destacara em nota que estava monitorando de perto das implicações da revisão do plano de negócios na estrutura de capital e na liquidez da Petrobras. Além disso, a S&P destacou na época o "apoio extraordinário do governo brasileiro".

Sobre o aumento na dívida líquida da estatal para 34%, segundo os resultados do segundo trimestre, Regina avaliou que "não dá para formar a nota com base em um dado só". A executiva ainda ironizou dizendo que "o Brasil virou grau de investimento com conta corrente negativa". Por fim, a executiva destacou que, caso a capitalização não saia em setembro, a estatal terá de rever seu plano de investimentos.