sexta-feira, 7 de maio de 2010

Banif promove alterações em portfólio recomendado para o mês de maio

Por: Equipe InfoMoney
07/05/10 - 10h25
InfoMoney


SÃO PAULO - Com um panorama sobre as principais questões que influenciarão o desempenho das ações brasileiras, o Banif listou 12 ações que devem se beneficiar da recuperação da economia nacional, com perspectivas de bom desempenho ao longo do quinto mês de 2010.

A equipe realizou algumas alterações na carteira deste mês. Os analistas optaram pela inclusão dos papéis da Tegma, Hering e AES Tietê, excluindo do portfólio as ações da MMX e da Eletropaulo. Em abril, a carteira da corretora teve desvalorização de 3,37%, desempenho pouco melhor que a queda de 4,04% registrada pelo Ibovespa.

Grécia continuará a preocuparPara o banco, o mês de maio será marcado pela volatilidade trazida com a preocupação acerca da situação da crise fiscal na Europa. De acordo com os analistas, o foco do mercado será nas medidas adotadas pela Grécia para tentar equilibrar suas contas. Além disso, o Banif chama atenção para a ameaçada permanência da economia grega na União Europeia.

Somando às preocupações com os gregos, os investidores também deverão operar com cautela por conta do risco de a crise fiscal se espalhar por outros países da Europa como Portugal, Itália e Espanha. Vale lembrar que importantes agências de classificação de risco já revisaram seus ratings soberanos ao longo do mês passado. 

Volatilidade é esperada
"Por causa da influência desses drivers negativos ao longo do mês, nós esperamos significativa volatilidade para o mercado de ações", destacou o Banif. Apesar disso, os analistas acreditam que domesticamente a atividade brasileira continua forte, tendo sido elevado a projeção do banco para o PIB (Produto Intero Bruto) do País em 2010 para 7%.

Mesmo assim, o Banif destacou que a recente elevação de 75 pontos-base na taxa básica de juros brasileira foi uma medida do Banco Central para frear a curva da inflação, classificando o movimento como "o lado não desejável do crescimento econômico". No mais, o banco avaliou que a China e os EUA continuarão demonstrando indicadores favoráveis ao longo deste mês. 

Confira as recomendações com classificação Long ou Overweight*:
Carteira Banif de maio
Empresa Código Peso
Bradesco BBDC4 10%
CSN CSNA3 5%
Drogasil DROG3 5%
Guararapes GUAR3 10%
Hering HGTX3 5%
Petrobras PETR4 15%
Tegma TGMA3 5%
AES Tietê GETI4 10%
TIM TCSL3 5%
Tractebel TBLE3 10%
Vale VALE5 15%
Vivo VIVO4 5%
Bradesco
Os analistas destacam o resultado divulgado pelo banco referente ao primeiro trimestre. Segundo eles, do total do lucro líquido, um terço foi representado pelo segmento de seguros, o qual deve continuar robusto ao longo do ano.


CSNCom relação à siderúrgica, os analistas apontam três importantes catalisadores. O primeiro deles é a recuperação aparente do consumo de aço no mercado interno. Além disso, também foi ressaltado que a companhia está em uma posição privilegiada entre seus pares por ser uma produtora de baixo custo devido aos ativos de minério de ferro. E, por fim, os analistas lembram que a companhia planeja aumentar sua unidade de minério, com possibilidade de agregar valor com a listagem em bolsa separadamente.

Drogasil
Na visão do Banif, o forte crescimento no mercado de farmácias deverá continuar a impulsionar as vendas da Drogasil. Somado a isso, os analistas acreditam que a forte posição de caixa da empresa lhe dá a opção de fazer aquisições estratégicas.

GuararapesOs analistas ressaltaram positivamente que as vendas em mesmas lojas da empresa mostraram uma recuperação na segunda metade do ano passado. Paralelamente, o Banif destaca que a Guararapes planeja abrir 12 novas lojas em 2010 e 14 em 2011, o que representa um crescimento de 11% e 12%, respectivamente. 

HeringTambém destacando bons números operacionais, o Banif ressaltou que a Hering apresentou bom crescimento nas vendas em mesmas lojas ao longo de 2009, incrementando suas vendas brutas em 39%. 

PetrobrasApesar das recentes quedas, os analistas acreditam que as ações da Petrobras podem ter uma retomada se o projeto que prevê sua capitalização for aprovado no Congresso até o final do mês de junho. 

TegmaO Banif avalia que o momento econômico favorável para o Brasil deverá fortalecer e continuar impulsionando o setor de serviços logísticos, bem como a indústria automotiva.  

AES TietêAs ações devem repercutir positivamente a política de pagamento de dividendos da AES Tietê. Os analistas do Banif possuem boas perspectivas de distribuição de proventos pela companhia ao longo deste ano, prevendo o pagamento de dividendos intermediários referentes ao lucro do primeiro trimestre. 

TIM
As ações devem ser beneficiadas por rumores de que a Telefónica pode comprar a Telecom Italia, especialmente sobre as ações ordinárias, que têm direito a tag along. Ao mesmo tempo, o risco fica exatamente por notícias negativas advindas da negociação entre as duas empresas.

TractebelO atual preço do papel apresenta um upside atrativo em relação ao target do Banif. Ademais, os analistas destacam que os projetos de energia hidrelétrica existentes, bem como os que estão em construção, deverão oferecer maior lucratividade do que os novos projetos que estão sendo leiloados pelo governo.

Vale"A melhor opção para quem pretende aumentar sua exposição ao minério de ferro", definiram os analistas do Banif. Eles ainda ressaltaram os resultados do primeiro trimestre divulgados pela mineradora.

Vivo
Para a empresa de telefonia, os analistas destacam que ela é a melhor opção entre as companhias de telecomunicações. Além disso, a Vivo está ganhando participação no mercado e melhorando sua margem Ebitda. 
Confira as recomendações com classificação Short ou Underweight**:
Carteira Banif de maio
Empresa Código
Lojas Renner LREN3

Lojas Renner
Segundo o banco, a companhia apresentou bom resultado no primeiro trimestre deste ano, tendo suas ações repercutido positivamente aos números do período, fechando o mês de abril bem acima do desempenho do Ibovespa. "Embora acreditamos na continuidade da boa performance para o setor varejista, acreditamos que os catalisadores do balanço financeiro já estão precificados", destacaram os analistas, que veem um "enfraquecimento (ao papel) em maio". 


* Empresas com recomendação overweight devem ter performance de 5 pontos percentuais ou mais acima do benchmark.
** Empresas com recomendação underweight devem ter performance de 5 pontos percentuais ou mais abaixo do benchmark.