quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

OGX finaliza o teste de formação no poço OGX-3 e estima volume total de óleo recuperável


[ OGX ]


Fato Relevante

-- OGX finaliza o teste de formação no poço OGX-3 que indica um potencial produtivo de 3.000 barris por dia em poço vertical na seção albiana --
Volume total de óleo recuperável estimado entre 500 e 900 milhões de barris


Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2010 - A OGX Petróleo e Gás Participações S.A. ("OGX S.A.") (Bovespa: OGXP3; OTC: OGXPY.PK), maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, comunica ao mercado que concluiu o Teste de Formação a Poço Revestido realizado no poço 1-OGX-3-RJS, localizado no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

O poço OGX-3 foi perfurado até uma profundidade de 4.084 metros tendo encontrado indícios de hidrocarbonetos em reservatórios carbonáticos das seções albiana, aptiana e barremiana, conforme anunciado nos dias 18 e 28 de dezembro de 2009. Com base nas informações finais obtidas na perfuração do poço, associadas à interpretação dos dados sísmicos 3D, a OGX estima um volume total de óleo recuperável para todos os reservatórios entre 500 e 900 milhões de barris.

Após a conclusão da perfuração, foi realizado um teste de formação a poço revestido nos reservatórios carbonáticos da seção albiana do poço OGX-3, objetivando verificar as características destes reservatórios em condições dinâmicas. Os dados do teste, pressões e as condições permo-porosas confirmam um potencial de produção de 3.000 barris de petróleo por dia em poço vertical. OGX planeja desenvolver esse campo através de poços horizontais e estima-se que esse potencial por poço poderá ser aumentado em até cinco vezes, apontando ganhos de produtividade.

Adicionalmente, o teste foi conclusivo e indicou um óleo de boa qualidade, estimado entre 19 e 20° API. As pressões estáticas encontradas são normais, não havendo indicativo de depleção. Este teste é parte importante para um melhor conhecimento do reservatório e para o desenvolvimento de futuros projetos de produção na região.

A sonda Sea Explorer, utilizada na perfuração deste poço, será deslocada para a próxima locação, prospecto Hawaii, localizado no bloco BM-C-42, águas rasas da parte sul da bacia de Campos. O início da perfuração deste poço está previsto para meados de fevereiro de 2010.

SOBRE A OGX
Focada na exploração e produção de óleo e gás natural no Brasil, a OGX Petróleo e Gás SA é a maior companhia privada brasileira no setor de óleo e gás em termos de área marítima de exploração, com aproximadamente 7.000 km², além de cerca de 21.500 km² em área terrestre. Possui um portfólio diversificado e de alto potencial, composto por 29 blocos exploratórios nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba. Além de contar com um time de profissionais altamente qualificados, a companhia possui sólida posição financeira, com cerca de US$ 4 bilhões para investimentos em exploração, produção e novos negócios. Em junho de 2008, a empresa captou recursos na ordem de R$ 6,7 bilhões em sua oferta pública de ações, no maior IPO primário da história da Bovespa até então. A OGX é parte do Grupo EBX, conglomerado industrial fundado e liderado pelo empresário brasileiro Eike Batista, que possui um comprovado histórico de sucesso no desenvolvimento de novos empreendimentos nos setores de recursos naturais e infraestrutura. Para mais informações visite o site: www.ogx.com.br/ri.

Aviso Legal
Este documento contém algumas afirmações e informações relacionadas à Companhia que refletem a atual visão e/ou expectativa da Companhia e de sua administração a respeito do seu plano de negócios. Estas afirmações incluem, entre outras, todas as afirmações que denotam previsão, projeção, indicam ou implicam resultados, performance ou realizações futuras, podendo conter palavras como "acreditar", "prever", "esperar", "contemplar", "provavelmente resultará" ou outras palavras ou expressões de acepção semelhante. Tais afirmações estão sujeitas a uma série de expressivos riscos, incertezas e premissas. Advertimos que diversos fatores importantes podem fazer com que os resultados reais divirjam de maneira relevante dos planos, objetivos, expectativas, estimativas e intenções expressas neste documento. Em nenhuma hipótese a Companhia ou seus conselheiros, diretores, representantes ou empregados serão responsáveis perante quaisquer terceiros (inclusive investidores) por decisões ou atos de investimento ou negócios tomados com base nas informações e afirmações constantes desta apresentação, e tampouco por danos indiretos, lucros cessantes ou afins. A Companhia não tem intenção de fornecer aos eventuais detentores de ações uma revisão das afirmações ou análise das diferenças entre as afirmações e os resultados reais. É recomendado que os investidores analisem detalhadamente o prospecto da OGX, incluindo os fatores de risco identificados no mesmo. Esta apresentação não contém todas as informações necessárias a uma completa avaliação de investimento na Companhia. Cada investidor deve fazer sua própria avaliação, incluindo os riscos associados, pra tomada de decisão de investimento.


Contatos OGX
Investidores:
                Marcelo Torres, marcelo.torres@ogx.com.br
                Luiz Garcia, luiz.garcia@ogx.com.br
                Juliana Schmith, juliana.schmith@ogx.com.br
                +55 21 2555 6237
Mídia:
                Camila Manfredini, camila.manfredini@ogx.com.br
                +55 21 2555 4673

Equipe de RI - OGX
Tel: (21) 2555-6237    Fax: (21) 2555-5202
Endereço: Praia do Flamengo, 154 - 5º. Andar Rio de Janeiro, Brasil 22210-030