quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BB Investimentos indica compra das ações da Cosan

Gustavo Kahil, de EXAME.com




São Paulo – A estratégia de diversificação dos negócios para além da produção de açúcar e álcool tem sido acertada e garante um futuro promissor às ações da Cosan (CSAN3), ressalta o BB Investimentos em relatório publicado hoje e assinado pela analista Letícia Soares. A recomendação é de compra dos papéis, com um preço-alvo de 34,17 reais para o final de 2011, o que sugere um potencial de valorização de aproximadamente 24,8%.


"A estratégia da Cosan, além de coerente, vem sendo acertada, já que protege os ativos da empresa e reduz os principais temores apresentados pelos investidores em commodities: a volatilidade e a fragilidade em relação a eventos de natureza externa”, explica Letícia. Para ela, a constituição da Rumo Logística e a Radar Propriedades ressalta a política de verticalização da cadeia produtiva do açúcar.
 
“Além disso, por ser líder no setor, a empresa tende a se beneficiar quando do início da era de consolidações, que parece ser iminente, a fim de permitir maior concorrência com os competidores internacionais. Após a aquisição da Esso, a realização da joint venture com a Shell vem corroborar tais objetivos corporativos da Cosan”, afirma a analista.
 
Em termos de múltiplos, Letícia destaca que as ações da Cosan estão com uma relação Preço sobre Lucro (P/L) próxima à média dos pares internacionais, “estando mais barata que a São Martinho (SMTO3)”. Na comparação realizada com o múltiplo de valor da empresa sobre o Ebitda (geração de caixa), a Cosan apresenta múltiplos mais elevados. Segundo ela, o prêmio é justificado pela liderança da companhia no setor.