sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ações da Petrobras avançam após comunicado da estatal e elevação da sugestão do UBS

Por: Equipe InfoMoney
22/10/10 - 11h50
InfoMoney


SÃO PAULO - Em meio à elevação de sua recomendação por parte do UBS e comunicado ao mercado, as ações da Petrobras (PETR3,PETR4) avançam nesta sexta-feira (22), invertendo o sinal negativo registrado no último fechamento.


Há pouco, os ativos preferenciais da companhia listavam ganhos de 0,91%, negociados a R$ 24,38, ao passo que as ações ordinárias ascendiam 0,34%, cotadas a R$ 26,77. Simultaneamente, o Ibovespa avançava 0,38%, aos 69.916 pontos.


UBS: recomendação "neutra"
O banco de investimentos suíço UBS elevou sua recomendação para as ações da Petrobras de "venda" para "neutra", segundo relatório produzido nesta sexta.


De acordo com os analistas Lilyanna Yang e Luiz Pinho, o desempenho negativo em até 13% dos papéis da estatal brasileira nos últimos três meses em dólares, ao mesmo tempo em que houve recuperação do Ibovespa e das ações de empresas como Ecopetrol e OGX Petróleo (OGXP3), abre espaço para uma elevação na recomendação.


Comunicados
Além da melhora na recomendação, nesta manhã a estatal afirmou que a conclusão da perfuração do poço 
3-BRSA-854-RJS e confirmou o potencial da área de Tupi, estimado entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.


De acordo com nota explicativa da empresa, o poço "comprova que a acumulação de petróleo não só se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, como também que a espessura do reservatório com óleo chega a cerca de 128 metros".


Com isto, as incertezas relativas à exploração da área se reduzem, na avaliação da empresa. Ademais, o resultado da perfuração teria definido o nível de contato óleo/água, indicando "a maior espessura de rocha com óleo para essa área".